Jovem português integra a lista de 16 jogadores que a UEFA considera que devem ser seguidos atentamente no Campeonato da Europa de sub-17.
Corpo do artigo
UEFA considera o atacante português José Gomes como um dos 16 jogadores a seguir durante o Campeonato da Europa de sub-17, que começa esta quinta-feira no Azerbaijão.
O jogador do Benfica, na listagem anunciada, é descrito como "um atacante produtivo que brilhou na edição 2015/16 da UEFA Youth League, contribuindo com sete golos e duas assistências".
No Grupo A, que inclui Portugal, os outros jogadores em destaques são o médio Farid Nabiyev (Azerbaijão), o guarda-redes Mile Svilar (Bélgica) e Liam Burt (Escócia), um médio de 15 anos que fez a estreia na primeira equipa do Rangers, a 01 de março, contra o Raith Rovers.
No Grupo B, destaque para Renat Dadachov (Alemanha), com o avançado do Leipzig a aspirar impressionar na terra natal dos seus pais, para o médio Romano Schmid (Áustria) e ainda para o avançado Nedim Hadzic (Bósnia e Herzegovina) e o especialista em bolas paradas Serhiy Buletsa (Ucrânia).
Alban Lafont (França), guarda-redes mais jovem de sempre da Ligue 1, com 16 anos e 310 dias, quando defendeu as cores do Toulouse contra o Nice, em novembro de 2015, é um dos destaques no Grupo C, onde também figuram Jens Odgaard (Dinamarca), Reiss Nelson (Inglaterra), que fez seis golos em outros tantos jogos da fase de apuramento e Joseph Colley (Suécia).
No Grupo D, Moise Kean (Itália), considerado no destaque da UEFA como "a joia do modelo de formação da Juventus" surge acompanhado de Tahith Chong (Holanda), Dejan Jovelji? (Sérvia) e por Oriol Busquets (Espanha), mais uma promessa dos escalões de formação do Barcelona.
A França é a atual detentora do troféu, enquanto Portugal persegue um título que lhe foge desde 2002/03, abrindo esta quinta-feira a sua participação na prova defrontando a seleção anfitriã.