PERFIL >> O caso passou despercebido à maioria dos telespectadores e foi o ex-futebolista Fjortoff, também ele norueguês, quem primeiro revelou como ocorrera a lesão que tirara Haaland do campo ao minuto 72, quando a equipa tanto precisava dele.
Corpo do artigo
O fenómeno noruguês Erling Haaland está numa forma diabólica. Estava em grande antes da paragem e regressou ainda mais empolgado, continuando a impor-se através do poder física, de uma velocidade fantástica para a envergadura, e um bom sentido posicional. Exagerando um pouco, quase podia escrever-se que não há defesa que o pare, mas Tobias Stieler conseguiu-o no clássico entre o Borussia Dortmund e o Bayern Munique, disputado anteontem no fantástico e agora desolador Signal Iduna Park. É incrível como um acidente de jogo pode empurrar alguém para uma ribalta indesejada. Tobias Stiler é árbitro e pôs Haaland fora do campo sem usar cartões: lesionou-o!
Com o Bayern a vencer em casa do Dortmund e a turma anfitriã desesperada a tentar resgatar o resultado e a possibilidade de ainda chegar ao título, o árbitro e o avançado chocaram de forma acidental e o norueguês sofreu uma entorse num joelho e teve de sair. O caso passou despercebido à maioria dos telespectadores e foi o ex-futebolista Fjortoff, também ele norueguês, quem primeiro revelou como ocorrera a lesão que tirara Haaland do campo ao minuto 72, quando a equipa tanto precisava dele.
Tobias Stieler, o árbitro que por certo dispensaria de bom grado ser o foco das atenções numa situação destas, é advogado, tem 38 anos, mora em Hamburgo, é adepto do Offenbach e iniciou-se na arbitragem em 1995. Subiu à primeira categoria em 2012 e bastaram-lhe dois anos ao mais alto nível na Alemanha para ser internacional. Recebeu as insígnias da FIFA em 2014 e este ano estreou-se na Liga dos Campeões num jogo de boa memória para o futebol português. Foi ele quem dirigiu o Krasnodar-FC Porto que os portistas venceram (0-1) com um golo de Sérgio Oliveira, conseguido já ao cair do pano na cobrança de um livre direto à entrada da área.
Homem discreto a quem não são conhecidos casos controversos, é dado a desencontros com a história. Estreou-se na Bundesliga a 17 de fevereiro de 2012 no jogo Hoffenheim-Mainz 05 porque o juiz que estava nomeado, Babak Rafiti, tentou suicidar-se.
Tobias Stieler foi o primeiro árbitro alemão a apitar um jogo com videoárbitro, na abertura da época 2017/18, entre Bayern Munique e Bayer Leverkusen e fê-lo funcionar de forma notória. Nesse jogo, Lewandowski foi ao chão na área do Leverkusen e o juiz mandou jogar. O videoárbitro reverteu.
Em 2017 na primeira aparição num torneio internacional, o Europeu de sub-17, apitou o Portugal-Espanha (1-3).