Suspensão de 30 dias. Julgamento por conduta violenta e ofensa à honra realizar-se-á na segunda-feira e castigo pode ir até seis meses.
Corpo do artigo
Tiquinho Soares, avançado do Botafogo que agrediu um árbitro após ser expulso num jogo frente ao Flamengo de Vítor Pereira, foi suspenso preventivamente por 30 dias pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro.
O antigo jogador do FC Porto irá assim falhar o jogo desta quinta-feira (23h00) frente ao Sergipe, partida referente à Taça do Brasil, uma vez que, segundo a imprensa brasileira, apesar de o incidente ter ocorrido num campeonato estadual, o castigo, mesmo sendo preventivo, é válido para as competições nacionais.
No entanto, Tiquinho, que será julgado apenas na segunda-feira, por conduta violenta e ofensa à honra, viajou com a equipa liderada por Luís Castro, que poderá tentar alterar a situação, apresentando um recurso.
De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva do Brasil, recorde-se, um atleta que agrida um árbitro pode apanhar um castigo de até 180 dias.
15929793
"Pelo que foi descrito, o atleta teria reclamado da arbitragem, ofendido o árbitro e dando-lhe posteriormente uma cabeçada. Não se pode admitir uma conduta tão gravosa, antidesportiva, vinda de um atleta, ainda mais de um clube de renome do Rio de Janeiro. O que se espera que seja razoável por parte de um atleta profissional é que tenha no mínimo o equilíbrio, que não dê um mau exemplo às crianças que assistem aos jogos. A decisão de deferir o pedido de suspensão nada tem a ver com as minhas convicções pessoais, mas sim com o que se quer no desporto, que é no mínimo o fair play. Procuro ser sempre justa nas minhas decisões. Este caso vai ser julgado segunda-feira, com a maior brevidade possível. Punido preventivamente por 30 dias, merece um julgamento rápido, porque se a Comissão Disciplinar não considerar assim, ele já sai desta punição de 30 dias na segunda-feira", explicou a advogada Renata Mansur, presidente da procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, citada pela Rádio Tupi.
15929769