CEO da Federação Portuguesa de Futebol representa a UEFA na empresa que apoia a organização das provas de clubes. ECA nomeou Josep Maria Bartomeu.
Corpo do artigo
O português Tiago Craveiro, CEO da Federação Portuguesa de Futebol, e o catalão Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona, são os novos administradores da UCC. O primeiro foi escolhido pela UEFA e o segundo pela ECA (Associação Europeia de Clubes). Vão cumprir mandatos de três anos, mas sem necessidade de abdicarem das funções que desempenham.
A UCC é uma empresa criada oficialmente a 17 de maio de 2017, pela UEFA e pela ECA (teve a primeira reunião a 2 de junho), para dar apoio à organização de todas as competições de clubes tuteladas pelo organismo, da Champions masculina à feminina, da Liga Europa à futura Conference League, da Supertaça europeia à Youth League.
O papel da UCC passa por fazer recomendações ao Comité de Competições da UEFA relativas a questões estratégicas e a novas oportunidades de negócio, como negociação de direitos televisivos, antes de esta estrutura intermédia apresentar os projetos finais ao Comité Executivo da UEFA para aprovação.
A UCC não lida com questões desportivas, apenas com matéria do foro empresarial e de negócios.
Homem de confiança de Aleksander Ceferin, Tiago Craveiro representou igualmente a UEFA no grupo de trabalho que discutiu com a FIFA a criação do novo Mundial de Clubes.