Taça das Nações Africanas vai passar a disputar-se de quatro em quatro anos

Patrice Motsepe
AFP
O anúncio foi feito por Patrice Motsepe na véspera do arranque da 35.ª edição da CAN, competição que atualmente se realiza de dois em dois anos.
Leia também Thiago Silva regressa ao FC Porto após 20 anos e a custo zero
A Taça das Nações Africanas (CAN) vai passar a ser disputada de quatro em quatro anos a partir de 2028, para harmonizar o calendário do futebol mundial, anunciou este sábado o presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF).
O anúncio foi feito por Patrice Motsepe na véspera do arranque da 35.ª edição da CAN, competição que atualmente se realiza de dois em dois anos.
De acordo com o presidente da CAF, esta alteração insere-se na sua vontade de reestruturar o futebol no continente africano, para que o calendário mundial "seja harmonizado".
"Em 2027, estaremos na Tanzânia, Quénia e Uganda [os três países organizadores] e a CAN seguinte terá lugar em 2028", acrescentou, em conferência de imprensa em Rabat, onde no domingo começa a 35.ª edição.
Será ainda criada uma nova competição anual, baseada no modelo da Liga das Nações da UEFA e que será disputada todos os anos a partir de 2029.
A Taça das Nações Africanas acontece de dois em dois anos desde a sua primeira edição, em 1957, mas nos últimos anos a sua colocação no calendário tem levantado várias questões, com os principais clubes europeus a "queixarem-se" por terem de dispensar jogadores a meio da época.

