Superliga: FIFA salienta "estrutura hierárquica do futebol, sustentada pelo mérito desportivo"
FIFA vai analisar decisão judicial, mas defende mérito desportivo.
Corpo do artigo
A FIFA anunciou esta quinta-feira que irá analisar com a UEFA e com os seus restantes membros a decisão da justiça europeia, que considerou abusiva a sua intervenção na Superliga de futebol, lembrando a importância do mérito desportivo.
Na sua página na rede social X, a FIFA refere que só comentará a decisão Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) depois de a analisar com a UEFA, com as restantes confederações e federações-membro.
No entanto, a FIFA defende que o futebol deve a sua “longa e bem-sucedida história” aos princípios do equilíbrio competitivo e da solidariedade financeira, e lembra “a estrutura hierárquica da modalidade, sustentada pelo mérito desportivo”.
“A FIFA, as confederações e as associações membros continuarão a promover no futuro o interesse de todos os adeptos do futebol em todo o mundo”, indica ainda o organismo.
O mais alto órgão administrativo da UE considerou hoje que a UEFA e a FIFA abusaram da sua "posição dominante" na sua ação contra a criação da controversa Superliga de futebol.
Esta é uma decisão que não permite recurso e que deve ser aplicada pelo tribunal espanhol que está a apreciar o caso, em resposta à denúncia apresentada em abril de 2022 pelas empresas gestoras do projeto desportivo - A22 Sports Management e European Super League.
Entretanto, a UEFA rejeitou hoje que a decisão do TJUE valide a criação da Superliga de futebol, reconhecendo que esta aponta às lacunas nas autorizações de competições.