O Sunderland vai disputar a League One (terceiro escalão inglês) na próxima temporada.
Corpo do artigo
O último fim de semana no futebol inglês ficou marcado pela despromoção do Sunderland ao terceiro escalão do futebol inglês (League One). Depois de não ter conseguido evitar o adeus à Premier League na temporada passada, os "Black Cats" voltaram a descer de divisão e até já há quem fale em "karma" para abordar o momento da equipa orientada por Chris Coleman.
Tudo porque, na última jornada da temporada 2015/16, os adeptos do Sunderland alugaram uma avioneta para sobrevoar o St James' Park, casa do rival Newcastle, para se despedirem dos fãs dos "magpies" - o Newcastle desceu ao Championship, ao passo que os "Black Cats" garantiram a manutenção na Premier League.
"Auf wiedersehen Prem Tyne to go [Adeus Premier League, é tempo de partir]", podia ler-se na mensagem transportada pela avioneta fretada pelos adeptos do Sunderland, que também dedicaram cânticos aos vizinhos do Newcastle. "Desfrutem do Championship e de jogar em casa com o Burton Albion", entoaram os fãs dos "Black Cats".
A verdade é que os papéis inverteram-se dois anos depois - e de que maneira! A estadia do Newcastle pelo Championship acabou por durar apenas uma temporada e os "magpies" voltaram à Premier League esta época. Em sentido contrário, o Sunderland ficou no último lugar em 2016/17 e disputou o Championship em 2017/18.
A queda da formação do Stadium of Light não se ficou por aí e, depois de um percurso dececionante no regresso ao Championship, o Sunderland disse mesmo adeus ao segundo escalão, cenário que ficou sentenciado no último fim de semana, com uma derrota em casa... frente ao Burton Albion (2-1).