Portugal venceu, este sábado, a Colômbia, por 3-1, com dois golos de André Silva e um de Nuno Santos que valeram a vitória no Grupo C do Mundial de Sub-20 da Nova Zelândia. Os adversários só serão conhecidos na madrugada de domingo.
Corpo do artigo
A Seleção Nacional de Sub-20 venceu, este sábado, a Colômbia, por 3-1, e esse triunfo valeu o primeiro lugar no Grupo C do Mundial de Sub-20 da Nova Zelândia. O apuramento já estava assegurado, graças aos triunfos sobre o Senegal e o Catar, e a vitória desta madrugada (início da tarde, em Dunedin) significou a possibilidade de regressar a Hamilton, para jogar os oitavos de final a 11 de junho (quinta-feira). O adversário só será conhecido amanhã. Portugal defrontará o melhor dos terceiros classificados dos grupos A e F; no Grupo B, a Argentina já perdeu essa corrida para Nova Zelândia (A), um dos potenciais adversários na primeira fase a eliminar. A outra hipótese joga-se entre as Ilhas Fiji, o Usbequistão e as Honduras, na madrugada de domingo (em Portugal continental).
[destaque:4610555]
Sob a cobertura do singular estádio de Dunedin, Portugal entrou a mandar no jogo e, tal como na primeira ronda, marcou cedo: em três minutos, Nuno Santos colocou a Seleção em vantagem, na marcação perfeita de um livre a castigar uma falta sobre Chico Ramos, médio portista que viria a ver um cartão amarelo que o afasta dos oitavos de final.
A Colômbia demorou muito a recompor-se desse golo, e só rondou a baliza em lances de bola parada, enquanto a equipa de Hélio Sousa continuava à procura de mais, sem que as quatro alterações introduzidas no onze titular resultassem em qualquer desequilíbrio: Rebocho rendeu Rafa na esquerda, o meio-campo dispensou Tomás Podstawski e Rony Lopes para dar entrada a Estrela e a Raphael Guzzo, e Nuno Santos substituiu Gelson Martins no lado direito do ataque.
Na segunda parte (55"), André Silva precipitou uma grande penalidade que ele próprio converteu e, pouco depois, numa espectacular troca de bola nas imediações da área colombiana, assinou o terceiro da tarde, quarto da contabilidade do jovem portista.
A Colômbia só depois conseguiu chegar ao golo, assinado por Santos Borre - o lance foi insignificante para a história desta vitória, mas, determinante para o segundo lugar dos sul-americanos, uma vez que o Senegal venceu o Catar (2-1) e ficou a um golo de arrebatar o outro posto que dá acesso direto aos oitavos de final, para os quais Portugal se qualificou com um percurso notável.