Sub-19: Portugal passa a Turquia, mas tem de vencer a Escócia para ir ao Europeu
Seleção portuguesa SUB-19 derrotou a Turquia por 3-0.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa SUB-19 derrotou a Turquia por 3-0, no segundo jogo da Ronda de Elite de qualificação para o Europeu, mas tem de vencer a Escócia, na terça-feira, para se apurar.
Portugal alcançou a segunda vitória nesta fase de apuramento, com golos de Umaro Embaló (67 minutos), de Gonçalo Ramos (90') e de Nuno Tavares (90'+3'), mas perdeu o primeiro lugar do grupo 6 para a Escócia, que tem os mesmos seis pontos e a mesma diferença de golos, mas mais um golo marcado - sete contra seis -, após ter goleado hoje o Chipre (4-0).
A equipa treinada por Filipe Ramos tem, assim, de vencer o último jogo, no Estádio do Bessa, no Porto, para disputar a fase final na Arménia, entre 14 e 27 de julho, e defender o título da categoria, alcançado em 2018, na Finlândia.
Num jogo pouco intenso na maior parte do tempo, Portugal passou quase toda a primeira parte no meio-campo turco, mas só 'cheirou' o golo num remate de Félix Correia a centímetros da trave, aos 27 minutos, num outro de Rafael Camacho ao poste, aos 35, e num cabeceamento de Ganchas por cima, já na pequena área.
A Turquia ainda respondeu antes do intervalo, aos 45, num remate ao lado de Enes Ilkin e avançou no terreno no início da segunda parte, mas Portugal, apesar de ter perdido ascendente, chegou ao golo aos 67, quando o recém-entrado Umaro Embaló aproveitou uma 'sobra' no interior da área turca para marcar.
A partir daí, a equipa das quinas controlou o desafio e 'selou' o resultado final nos instantes finais, com Gonçalo Ramos a 'picar' a bola sobre o guardião Berke Ozer, após lance individual, e Nuno Tavares a marcar num ?tiro' rasteiro e colocado, à entrada da área.
Jogo no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.
Portugal - Turquia, 3-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Umaro Embaló, 68 minutos.
2-0, Gonçalo Ramos, 90.
3-0, Nuno Tavares, 90+3.
Equipas:
- Portugal: Celton Biai, Costinha, Gonçalo Loureiro, Ganchas, Nuno Tavares, Diogo Capitão, Romário Baró, Tiago Dantas (Rodrigo Fernandes, 83), Rafael Camacho (Umaro Embaló, 58), Pedro Neto (Gonçalo Ramos, 58) e Félix Correia (João Mário, 68).
(Suplentes: João Valido, Pedro Álvaro, Tomás Tavares, Vítor Ferreira, Fábio Vieira, Rodrigo Fernandes, João Mário, Umaro Embaló e Gonçalo Ramos).
Treinador: Filipe Ramos.
- Turquia: Berke Ozer, Onur Takir, Sahan Akyuz, Gorkem Can, Cemali Sertel, Erdem Seçgin, Umut Gunes (Okan Yilmaz, 82), Yunus Akgun, Atalay Babacan (Berkin Taskin, 82), Enes Ilkin e Emre Aydinel (Omer Uzun, 63).
(Suplentes: Dougkan Ozkan, Suleyman Lus, Erdogan Kaya, Ismail Cokcalis, Berkin Taskin, Egehan Gok, Sefa Akgun, Okan Yilmaz e Omer Uzun).
Treinador: Senol Ustaomer.
Árbitro: Antti Munukka (Finlândia).
Ação disciplinar: Nada a registar.
Assistência: cerca de 500 espetadores.