Sporting e Benfica em cena na Liga dos Campeões: eis as contas e todos os cenários

Benfica torce por um triunfo do Sporting em Bilbau e o nacionalismo repete-se no desafio da Luz. Benfica e Sporting têm que vencer e esperar por ajudas. O contexto dos verdes e brancos parece um pouco mais favorável, mas os encarnados também sonham.
Leões e águias apoiam o rival
Sporting e Benfica sabem bem o que têm a fazer na última jornada: ganhar! Só esse resultado permite que atinjam os seus objetivos, se bem que tal possa não ser suficiente. Assim, ambos precisam de várias ajudas... até mesmo do grande rival. É isso mesmo: se aos leões pode dar um jeitão que as águias ganhem ao Real Madrid, aos encarnados também calha bem que os verdes e brancos derrotem o Bilbau.
O Sporting tem que vencer para seguir para os "oitavos", mas precisa também de ultrapassar mais duas de sete equipas que estão à sua frente e, ao mesmo tempo, não ser ultrapassado por nenhuma das três que estão atrás (com os mesmos pontos).
O Benfica, por seu turno, já só sonha com o play-off e, além do triunfo sobre o Real Madrid, precisa de várias "ajudas". Mas, atenção, conforme pode ler-se abaixo, face aos jogos em questão, parece provável que as águias sigam em frente caso vençam os espanhóis.
Sporting
SE VENCER
• Passa aos oitavos de final se pelo menos cinco das seguintes condições se verificarem: Real Madrid perca com Benfica; Liverpool perca com Qarabag; Tottenham não ganhe em Frankfurt; PSG empate com Newcastle ou vença por menos 6 golos do que o Sporting; Newcastle empate com o PSG ou vença por menos 6 golos do que o Sporting; Chelsea perca, empate ou ganhe ao Nápoles por menos 2 golos do que o Sporting; Barcelona perca, empate ou ganhe ao Copenhaga por menos um golo do que o Sporting; Manchester City perca, empate ou não vença o Galatasaray por mais 2 golos do que o Sporting; Atlético Madrid perca, empate ou não vença o Bodo-Glimt por mais 2 golos do que o Sporting; Atalanta perca, empate ou não ganhe ao St. Gilloise por mais 5 golos do que o Sporting
SE EMPATAR
• Vai ao play-off caso se verifique uma conjugação quase impossível de resultados - precisa, por exemplo, que Tottenham e PSG ou Newcastle (um deles) sejam goleados, que o Chelsea sofra uma derrota por mais um golo do que os leões e que o Barcelona perca com o Qarabag, além de não poder ser ultrapassado por várias equipas.
SE PERDER
• Vai ao play-off
BENFICA
SE VENCER
• Passa ao play-off se pelo menos sete dos seguintes onze resultados se verificarem: Leverkusen perca em casa com o Villarreal; Mónaco perca em casa com a Juventus; PSV perca em casa com o Bayern; Bilbau não ganhe em casa ao Sporting; Olympiacos não ganhe fora ao Ajax (e não perca por uma diferença de mais sete golos em relação à da vitória do Benfica); Nápoles não ganhe em casa ao Chelsea; Copenhaga não ganhe em Barcelona; Bodo/Glimt não ganhe fora ao Atlético de Madrid; Club Brugge não vença o Marselha; Pafos não ganhe ao Slávia por mais 3 golos do que as águias vençam o Real; St. Gilloise não vença a Atalanta por mais 6 golos do que as águias vençam o Real.
SE EMPATAR
• Fica automaticamente eliminado
SE PERDER
• Fica automaticamente eliminado
Ranking: Países Baixos à mão
Portugal pode ultrapassar já nesta jornada os Países Baixos na sexta posição do Ranking UEFA, o que, caso se mantenha até ao fim da época, garante aos lusos mais uma equipa na Champions (três em vez das atuais duas) na época de 2027/28.

