Equipa do ex-técnico do Benfica B supera 36 equipas de dois campeonatos no ano civil
Corpo do artigo
O Dunkerque continua a lutar pela sobrevivência no segundo campeonato de França, mas tem ganho um novo fôlego desde o arranque do ano, ao ponto de se cotar a equipa orientada pelo português Luís Castro, neste momento, como uma das melhores equipas francesas em jogos de campeonato, olhando ao número de pontos conquistados.
Com a última vitória em Troyes, um dos concorrentes diretos na corrida pela manutenção, o actual 17.º classificado da Ligue 2 soma já sete rondas consecutivas sem qualquer derrota, tendo festejado cinco triunfos e dois empates. Com os 17 pontos angariados desde a viragem do ano, o Dunkerque saltou dois lugares na classificação e já igualou o adversário da última jornada, estando a um ponto do Bastia (15.º) e a dois do Concarneau (14.º), formação que recebe no próximo dia 2.
Luís Castro, contratado em final de Setembro quando o Dunkerque havia vencido apenas um jogo e registava três derrotas e três empates, assegurou já o feito de liderar a equipa da Ligue 2 com mais pontos conquistados em 2024. Amealhou 17 em sete jogos, superando o desempenho de Auxerre (1.º da classificação) e Saint-Étienne (4.º colocado), ambos com 13 pontos amealhados.
Porém, o registo ganha outra dimensão se além dos 19 concorrentes do segundo calendário francês se incluir na análise também a Ligue 1. Fazendo a contabilidade desde o arranque do ano, tendo menos uma jornada disputada, apenas o Rennes supera a caminhada do Dunkerque, graças ao surpreendente empate na última ronda, em casa do… PSG, que igualou aos 90’+7’, por intermédio de Gonçalo Ramos, ex-Benfica, orientado por Luís Castro na fase a eliminar da UEFA Youth League de 2019/20 (dos “oitavos” até à final da prova).
O Rennes (7.º) soma agora 16 pontos desde a viragem do ano (cinco vitórias e um empate), superando o andamento do próprio PSG (1.º), com 14 no mesmo período. Pela diferença no número de jogos, a média de pontos mostra as diferenças, com a equipa da Ligue 1 a somar 2,66 pontos por partida contra 2,42 do Dunkerque, que assim supera 19 (em 20) equipas do seu campeonato e mais 17 (em 18) da Ligue 1.