Após passar pelo Mundial"2018 e pelo Euro"2020 sem impacto, o jogador do United está finalmente a render na Seleção ao nível do que mostra nos clubes. Para já é uma das grandes figuras do Mundial.
Corpo do artigo
Foi no primeiro jogo do Mundial que Bruno Fernandes atingiu a meia centena de jogos pela Seleção Nacional e, após duas partidas, está a ser a grande figura da equipa das Quinas e uma das maiores da competição até ao momento.
Com dois golos e duas assistências, o "8" luso é a par do avançado francês o único a participar em quatro tentos.
Prova disso é que na terça-feira, e já incluídos os jogos da terceira jornada dos grupos A e B, o médio português só era igualado pelo francês Mbappé entre os jogadores com maior participação direta em golos. No caso do futebolista do United com duas assistências e dois golos, já o avançado do PSG com três tentos e um passe de golo.
Rendimento: médio lidera sete itens estatísticos na Seleção neste Mundial
Olhando mais especificamente às estatísticas individuais da equipa orientada por Fernando Santos, Bruno Fernandes destaca-se, segundo os dados oficiais da FIFA, por liderar sete categorias: os golos e assistências já referidos - o único tento de Portugal em que Bruno não participou foi o penálti convertido e sofrido por Cristiano Ronaldo -, mas também cruzamentos (9), sprints (111), tentativas de penetração (43), penetrações conseguidas (37) e receções entre linhas (49).
Explosão no pós-Europeu
Bruno Fernandes - que esteve muito perto de ser o primeiro jogador a fazer um hat trick neste Mundial: viu Rochet negar-lhe com o pé um golo e o poste devolver um remate de fora da área - está a viver um grande momento e a demonstrar na Seleção a qualidade que há largos anos exibe nos clubes representados.
2022: sete dos 13 golos de Bruno Fernandes foram obtidos no corrente ano e nos últimos dez jogos
De facto, depois da estreia na equipa das Quinas em outubro de 2017, raras foram as vezes que Bruno brilhou até ao Euro"2020. A Liga das Nações ganha em 2019 foi uma exceção, tendo o camisola 8 passado pelo Mundial"2018 e último Europeu sem deixar marca. Nestas duas competições fez seis jogos sem marcar ou assistir e com uma média de 45 minutos jogados.
Bruno já bisou quatro vezes pela Seleção. Os jogos mais relevantes em que o conseguiu foram no play-off do Mundial e segunda-feira, frente ao Uruguai..
Contudo, depois do Euro"2020 faturou nove dos 13 golos que leva na Seleção, sendo que reduzindo o período temporal a 2022, são sete golos nas dez últimas partidas. Aliás, essa série começara com um bis à Macedónia do Norte e que colocou Portugal no... Mundial.
15399651
15401660