Sevilha critica Barcelona pelo caso Negreira e anuncia ausência no camarote
A poucas horas de visitar o campeão espanhol, o clube andaluz anunciou que não vai marcar presença no camarote do estádio de Montjuic, num gesto de protesto em reação aos últimos desenvolvimentos do escândalo que envolve alegados subornos de dirigentes catalães à arbitragem.
Corpo do artigo
O Sevilha visita esta sexta-feira (20h00) o Estádio Olímpico Lluís Companys, casa emprestada do Barcelona enquanto decorrem obras de renovação em Camp Nou, mas os mais altos representantes do clube não vão estar presentes no camarote, como é habitual, em protesto contra o caso Negreira.
A notícia foi anunciada pelo clube andaluz a poucas horas do início da partida, relativa à oitava jornada da LaLiga, num gesto de desaprovação aos últimos desenvolvimentos do escândalo em que os ex-presidentes do Barcelona Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, bem como o antigo dirigente da arbitragem espanhola José María Enríquez Negreira e o seu filho, foram acusados de suborno.
Ao mesmo tempo em que arrasa o comportamento do Barcelona durante os anos em que se suspeita que o clube tenha subornado elementos de arbitragem, o Sevilha refere que suspendeu todos os "atos cerimoniais conjuntos" para a partida, numa clara posição de afastamento em relação ao gigante catalão.
Desta forma, o presidente José Castro e o vice-presidente José Carrasco vão assistir à partida contra o Barcelona noutro local.
Leia o comunicado na íntegra:
"O Sevilha FC, na sequência das últimas notícias e desenvolvimentos do Caso Negreira e da nova acusação por alegado suborno ao FC Barcelona e a alguns dos seus antigos dirigentes, deseja comunicar, por respeito à competição e aos nossos adeptos, que:
-Demonstra a sua total indignação e repúdio pelas práticas levadas a cabo pelos antigos dirigentes do FC Barcelona acusados no processo Negreira, práticas que alegadamente constituem um crime para o Tribunal de Instrução número 1 de Barcelona, tal como consta no despacho publicado nos meios de comunicação social.
-Rejeita o comportamento do clube azulgrana durante os períodos em que estas infracções foram alegadamente cometidas.
Por este motivo, o Sevilha FC suspendeu os actos cerimoniais correspondentes ao jogo da Liga desta sexta-feira, 29 de setembro, entre o clube azulgrana e o Sevilha FC, e anuncia a ausência de representação no camarote do estádio de Montjuic.
-Manifesta o seu mais profundo respeito pelos sócios e portadores de bilhetes de época do FC Barcelona, bem como pelos seus actuais empregados e directores que trabalham diariamente no FC Barcelona e que estão indiretamente envolvidos neste caso.
-Manifesta o seu respeito pela justiça espanhola, pela presunção de inocência e pelas decisões que possam ser tomadas, a qualquer título, nos tribunais competentes, bem como nos organismos sancionadores correspondentes.
-Espera que, para o bem da competição, todas as responsabilidades no caso Negreira sejam esclarecidas à luz das últimas considerações do juiz.
-Confia em que factos como os que alegadamente ocorreram não se voltem a repetir e que os órgãos federativos competentes garantam, a partir de agora, a limpeza de todas as competições em que o Sevilha FC também participou durante os períodos em que foi investigado o caso do FC Barcelona".
1707780166078914861
17091155
17092104