Selecionador angolano treinou Leão no Sporting: "Esteve quase fora da academia"
Declarações de Pedro Soares Gonçalves, selecionador angolano, a O JOGO. Treinador português trabalhou com Rafael Leão nos escalões de formação do Sporting.
Corpo do artigo
Treinou várias gerações de pérolas de Alcochete, nomes sonantes ou de plano médio, em alguns casos foi mesmo decisivo no processo evolutivo. A lista podia não ter fim, mas engloba Rafael Leão, Dier, Bruma, Iuri Medeiros, João Mário, Cédric ou Daniel Bragança. Pedro Soares Gonçalves olha ao maior talento certificado e ao que ficou mais esquecido.
"O Rafael começou comigo, pode-se dizer que é o expoente. Além do começo, apanho-o mais tarde, aos 14 anos. Desde criancinha via-se um perfil físico e motor que o distinguia. E um conjunto de habilidades distintas. Foi-se desenvolvendo no que eram as suas características e existiu ali um ano fundamental que foi na chegada aos sub-16. Esteve quase fora da academia por uma postura não apropriada a um aspirante de alta competição. Esteve em vias de ser dispensado, mas fizemos questão de contar com ele, não queríamos desperdiçar o seu talento e fomos persistentes a encaminhá-lo. Pouco depois era chamada à seleção de sub-16, o foco mudou e os comportamentos mudaram. Foi o que se conhece!", argumenta.
Não perca a restante reportagem com Pedro Soares Gonçalves:
16907514