As portuguesas terminaram o grupo 1 da Ronda de Elite no segundo lugar e com goleada sobre a Roméia por 8-0 mas não foi suficiente para o apuramento.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa feminina de sub-17 falhou esta quinta-feira o apuramento para a fase final do Europeu da categoria, apesar da goleada por 8-0 sobre a Roménia, na terceira jornada do Grupo 1 da Ronda de Elite.
Em Veen, a formação das quinas somou o segundo triunfo no grupo, após o 2-0 à Bélgica na estreia, com golos de Andreia Jacinto, aos 36 e 79 minutos, o segundo de penálti, Francisca Silva, aos 50' e 62', Telma Encarnação, aos 52' e 84', Ana Teles, aos 65', e Adelina Rusu, aos 83', na própria baliza.
Portugal, que marcou sete golos na segunda parte, terminou na segunda posição, atrás da anfitriã Holanda, que, depois de bater romenas e portuguesas por 2-0, ganhou esta quinta-feira às belgas por 4-2, em Zaltbommel.
Nas contas finais do Grupo 1, a Holanda somou nove pontos, contra seis de Portugal, três da Bélgica e nenhum da Roménia.
Além das holandesas, já asseguraram o apuramento, apenas para os vencedores dos sete grupos da Ronda de Elite, as seleções da Finlândia, Espanha, Itália, Polónia e Alemanha. No sábado, Noruega e Inglaterra decidem a última vaga.
A fase final do Europeu feminino de sub-17 realiza-se na Lituânia, apurada como anfitriã, de 9 a 21 de maio.