Três vitórias em fases finais nos duelos contra o próximo adversário no Euro'2024
Corpo do artigo
A seleção portuguesa venceu sempre a Turquia nas três vezes que defrontou esse país em fases finais de Campeonatos da Europa, uma delas nos quartos de final, e nunca sofreu qualquer golo.
O adversário de Portugal na segunda jornada do Grupo F do Euro'2024, a decorrer na Alemanha, traz boas memórias, sobretudo no Europeu de 2000, nos Países Baixos e Bélgica, com um triunfo por 2-0 a valer a passagem às meias-finais.
Em 24 de junho, em Amesterdão, o avançado Nuno Gomes bisou e confirmou a continuidade da Seleção Nacional na prova, acabando por cair nas "meias" perante a França, por 2-1, após prolongamento.
Esse foi o segundo duelo entre portugueses e turcos em Europeus, depois de se terem encontrado pela primeira vez em 1996, na prova que decorreu em Inglaterra.
Em Nottingham, ainda na fase de grupos, Fernando Couto deu a vitória a Portugal (1-0), numa campanha que terminou nos quartos de final perante a República Checa com uma derrota por 1-0, com o mítico chapéu de Poborsky, mais tarde jogador do Benfica, a Vitor Baía.
O último encontro em Europeus teve Genebra como palco, em 2008, na competição que decorreu na Áustria e Suíça, com Pepe e Raul Meireles a marcarem os golos da Seleção Nacional, em novo triunfo por 2-0, também na fase de grupos.
O Turquia-Portugal está agendado para sábado, em Dortmund, e tem início marcado para 17h00.