"São dez anos e 60% dos títulos são espanhóis. A França tem zero, por exemplo"
Presidente da Liga espanhola, Javier Tebas, abordou esta quarta-feira o desempenho espanhol na Liga dos Campeões e não se mostrou preocupado
Corpo do artigo
O presidente da Liga espanhola, Javier Tebas, abordou esta quarta-feira o desempenho espanhol na Liga dos Campeões, competição na qual Portugal esteve perto de qualificar três clubes para os oitavos de final, contra apenas o Real Madrid por Espanha. Tebas não vê motivos para alarme e defendeu os clubes que compõem a liga profissional a que preside.
"Não posso responder a qualquer análise, porque poderia errar. Não há espaço temporal para retirar conclusões. No ano passado, a Liga espanhola teve o vencedor e dois semifinalistas na Champions, há cinco meses e 20 dias ganhou a Bola de Ouro e o Golden Boy há umas semanas... não se pode dizer há cinco meses que somos os melhores na Europa e agora que somos uma catástrofe", analisou.
O advogado de 60 anos considera necessário "haver um espaço temporal" e "pôr referências", reiterando o poderio do futebol espanhol e recorrendo a números: "Nas últimas 10 temporadas, a Liga espanhola e as suas equipas ocuparam 60% dos títulos europeus".
"São dez anos e 60% dos títulos! Digo que é um pouco exagerado, mas a verdade é que a Liga espanhola tem mais de trinta títulos entre Liga dos Campeões e Liga Europa e a 'Premier League' segue-se com 13. França tem zero, por exemplo", conclui Javier Tebas, no final da sua participação na cimeira Web Summit.
A sétima edição da Web Summit arrancou em Lisboa na terça-feira e termina na sexta-feira, contando com mais de 70 000 participantes, 2.630 startups e empresas, 1 120 investidores e 1 040 oradores.
A cimeira tecnológica, que nasceu em 2010 na Irlanda, passou a realizar-se na zona do Parque das Nações em Lisboa em 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028.