Jovem médio pode entrar na história do futebol mundial na final do Europeu, contra a França.
Corpo do artigo
O médio Renato Sanches poderá tornar-se, aos 18 anos, o futebolista mais jovem de sempre a participar numa final de um Campeonato da Europa, ultrapassando o avançado e capitão da seleção portuguesa Cristiano Ronaldo.
Caso mantenha a confiança do selecionador Fernando Santos para a final de domingo, entre Portugal e França, o jovem jogador vai entrar no Stade de France, em Saint-Denis, com 18 anos e 326 dias, depois de se ter estreado pela equipa das quinas em março, num particular com a Bulgária.
Renato Sanches, que recentemente se transferiu do Benfica para os alemães do Bayern de Munique, poderá, assim, ultrapassar Cristiano Ronaldo, que continua a ser o futebolista mais jovem de sempre a participar numa decisão de um Europeu.
O avançado do Real Madrid, que se encontra a disputar o quarto Campeonato da Europa consecutivo, tinha 19 anos e 150 dias por altura da final do Euro2004, que terminou com o triunfo da Grécia sobre Portugal, em Lisboa.
O segundo jogador mais jovem de sempre a participar em finais de Europeus foi Anatoliy Baydachnyi, antigo avançado da União Soviética, que contava 19 anos e 260 dias no dia da derrota diante da RFA, no Euro1972.
Já o jugoslavo Jovan Acimovic surge no terceiro lugar do ranking, com 19 anos e 354 dias, por altura do jogo de desempate da final do Europeu de 1968, frente à Itália, que conquistou o troféu.
De resto, nessa decisão também participou o avançado italiano Pietro Anastasi, com 20 anos e 62 dias, e que inclusivamente apontou o segundo golo da vitória transalpina (2-0). É o mais jovem a marcar.
A completar o top-5, com 20 anos e 180 dias, aparece o alemão Bernd Schuster, que foi titular no triunfo sobre a Bélgica, por 2-1, no Euro1980.