Vinculado até ao final desta época, o futuro de Sá Pinto vai ser decidido em breve, mas a continuidade no Standard Liège já está apalavrada. Será a primeira vez que fica mais de um ano num clube.
Corpo do artigo
É desta que vai ter alguma estabilidade e ficar mais de um ano num clube? Vai continuar no Standard?
-Sim. Já falei com o presidente [Bruno Venanzi] e a ideia é prolongar o contrato, está praticamente feito. Vamos traçar objetivos, ver as condições e a duração. O clube conversou comigo para continuar. Para a semana, vamos reunir.
Começar logo num grande como o Sporting terá sido precipitado? Faltava experiência?
-Não me sinto muito diferente. Sentia-me preparado como me sinto agora em qualquer desafio. Há variáveis que nos levam ao sucesso e ao insucesso. Vamos percebendo melhor muitas coisas, vamos vivendo experiências que nos ajudam a tomar melhores decisões. O hábito faz o monge. Eu sou apaixonado pelo treino, pelo jogo, sinto que estou sempre a evoluir. Sinto-me melhor treinador. Mas ao mesmo tempo é um desgaste tremendo. Sinto-me cada vez mais cansado. A exigência é tremenda, sobretudo psicologicamente. Neste ano envelheci mais que nos seis ou sete anteriores. Tinha vários objetivos pessoais e profissionais, eu próprio me exigi muito, daí o desgaste.
Era importante provar que não é um treinador saltimbanco que chega a meio da época para salvar uma equipa?
-Sem dúvida. Sei que não o era. Tenho uma personalidade muito própria, fácil de lidar, pois sou frontal, dado, emocional, mas transparente. Para mim é tudo muito claro.
Além de o futuro próximo ser no Standard, aspira por exemplo a treinar em Espanha ou Inglaterra, as duas ligas mais mediáticas?
-Não tenho isso definido. Quero estar onde me sinto bem, com objetivos com os quais me identifico. Já disse que não me importava de treinar um clube da segunda divisão; não me faz confuão. Não é o que quero, mas tenho é de me sentir bem, num clube com ambição e objetivos. Estou na Bélgica sem a família, mas sabemos viver assim. Gasto é muito dinheiro em voos!