Rui Jorge fala da ausência de Pedro Gonçalves: "O treinador dos sub-21 tem de aceitar"
Pedro Gonçalves era presença habitual nas escolhas de Rui Jorge, mas acabou por ser convocado para o Euro'2020 e vai falhar a fase final do Europeu de sub-21.
Corpo do artigo
Rui Jorge anunciou esta sexta-feira os eleitos para o Europeu de sub-21 e Pedro Gonçalves é uma das grandes ausências. Não por opção do selecionador, mas porque o médio do Sporting foi chamado para a Seleção A, que vai disputar o Euro'2020.
Na conferência de imprensa, o selecionador dos falou sobre esta perda e explicou o que o levou a chamar Romário Baró para o lugar vago deixado por Pote.
"A fase final do Europeu de sub-21 é importante, é muito importante para mim, enquanto treinador, ter bons resultados e com mais jogadores de qualidade, mais próximo fico de conseguir bons resultados. O Pedro Gonçalves foi fundamental nos três jogos que tivemos na fase de grupos, mas o princípio não se inverte para mim. A Seleção de sub-21 é mais do que os resultados e o treinador tem de estar preparado para isso. Aqui temos de ajudar a que os jogadores cheguem a um patamar superior e possam ser chamados à Seleção principal. O treinador dos sub-21 tem de aceitar e ser coerente no seu discurso. Tenho de estar preparado para estas situações e vem o Romário Baró para esse lugar", afirmou.
"Fizemos algumas alterações. O Rafael Leão e o Jota estavam lesionados na fase de grupos e agora vêm. O João Mário e o Filipe Soares estiveram bem e custa-me deixar jogadores de fora quando têm um bom comportamento, mas faz parte da tarefa do treinador. Vamos tentar ir buscar aquilo que o Pedro Gonçalves nos estava a dar. Quando escolhi o Baró, fui pela segurança que ele transmite, pela capacidade de ficar com bola, por ser um jogador requintado em termos técnicos. Sendo jogadores diferentes, foi um bocadinho essas características que me fizeram optar pelo Baró", acrescentou Rui Jorge.