Rúben Amorim: "Não digo que vamos ganhar o título no próximo ano, não sou louco"
Rúben Amorim, treinador do Manchester United, fez a antevisão ao dérbi com o Manchester City, relativo à 31.ª jornada da Premier League e marcado para as 10h30 de domingo, em Old Trafford
Corpo do artigo
Boletim clínico: "Penso que o Kobbie Mainoo está a regressar aos treinos, por isso vamos avaliá-lo antes do jogo. Ele não pode jogar um jogo inteiro. Penso que o Matthijs [De Ligt] tem um problema."
Subir na classificação: "Queremos ganhar este jogo, queremos melhorar na tabela classificativa e, sobretudo, queremos ganhar jogos. Vamos estar totalmente concentrados neste jogo."
Rendimento de Garnacho: "Acho que ele está a fazer as coisas certas. Como qualquer jogador da nossa equipa, tem de escolher melhor no último terço. O Bruno [Fernandes] é o único que marca golos com facilidade. O Garnacho tem de melhorar a forma como corre, como defende, como marca e como faz assistências. Está a melhorar".
Problemas do Manchester City: "Estou mais concentrado nos nossos problemas; penso que temos problemas maiores do que o Manchester City. Eles tiveram problemas nessa época. Melhoraram. Têm talvez o melhor treinador do mundo. Têm jogadores de topo. Vai ser um jogo difícil. Estou tão concentrado em melhorar a minha equipa que não estou concentrado nas melhorias do City".
Vitória contra o Manchester City, no Etihad, é o ponto alto até agora? "Não vejo uma vitória como um momento especial. Os momentos especiais são a conquista de títulos. Mesmo que seja na terceira divisão, é possível vencer a melhor equipa da divisão."
Mason Mount pode ser titular? "Sim, ele está em condições de ser titular, mas temos de o gerir. O Mason já treinou muitas vezes, para ganhar carga no seu corpo. Por vezes, a mente é mais importante do que o corpo. Ele está apto para jogar e veremos no domingo."
É realista pensar que o Manchester United pode ganhar o título em 2028? "Não consigo gerir isso [a expetativa]. Sei que não vamos ser o maior candidato no próximo ano ou nos próximos dois anos. Estamos a fazer muitas coisas. Por vezes, mudámos jogadores porque tiveram de se adaptar aos nossos novos padrões. Temos de mudar muitas coisas, mudámos muitos funcionários, mudámos coisas dentro do clube. Não posso dizer que precisamos de muitos anos - não posso gerir isso. Não estou a dizer que vamos ganhar o título no próximo ano - não sou louco. Estamos a sofrer muito para sermos muito melhores."
Igualar o Manchester City e outros rivais: "Não só o Manchester City, mas também outras equipas, que já estão numa posição em que precisamos de muito para as apanhar. Só quero concentrar-me nos nossos pontos fortes e usar o nosso clube para trazer um ou dois grandes jogadores. Estamos a fazer tudo para sermos muito melhores na próxima época. Se vai demorar quatro anos [para ganhar a Premier League], eu não sei. Na próxima época temos de ser muito melhores."
Clubes como Newcastle e Aston Villa a crescer e Manchester United no sentido inverso: "O objetivo deve ser melhorar a nossa equipa em todos os aspetos. É claro que a Premier League é muito diferente. As pessoas dizem que Sir Alex Ferguson demorou duas ou três vezes a ganhar alguma coisa... hoje em dia é completamente diferente. A pressão é diferente. Independentemente do contexto, precisamos de estar lá [no topo]. Vamos ter de enfrentar muitas adversidades e grandes equipas."