Rúben Amorim: "Muito contente por ter chegado há seis meses, vai ajudar-me"
Declarações do treinador do Manchester United na antevisão ao jogo frente ao Aston Villa, da última ronda da Premier League 2024/25
Corpo do artigo
Tempo necessário para mudar as coisas no clube: "Não se trata de janelas [de transferências], por vezes não sabemos. As coisas podem mudar rapidamente, mas para chegar a esse nível do Manchester United vai ser preciso tempo. Não posso dizer quantas janelas, quantos anos precisamos para chegar a esse ponto, podemos melhorar, isso é claro."
Alterações no plantel: "Estes seis meses foram muito difíceis, com muitas mudanças. Não só para mim, mas para todo o clube. Fizemos tantas mudanças no nosso clube que, por vezes, são precisos cinco ou três anos para mudar todo o pessoal e uma série de coisas. Mudámos de treinador a meio da época, a forma de jogar. Foi uma época muito difícil. Agora é a parte que temos de aproveitar, temos de nos concentrar no futuro, ser positivos, porque sabemos o que temos de fazer. Sei como quero jogar, isso é claro. Todos os erros que vocês me possam apontar, eu sei como quero jogar. Agora é o momento empolgante em que podemos mudar alguma coisa."
Quantos jogadores do atual plantel são bons o suficiente? "Temos este jogo contra o Aston Villa e temos de nos concentrar nele, isto ainda não acabou. Queremos terminar bem perante os nossos adeptos. Por isso, isso é importante. O resto? Vamos avaliar o plantel, sabemos o que fazer - volto a dizê-lo - e o resto trataremos quando a época terminar. A época ainda não terminou."
Preferia ter vindo no final da época? "Neste momento, estou muito contente por ter chegado seis meses antes de começarmos a nova época, pois penso que vamos evitar muitos erros que se verificariam na próxima época. Agora é a altura em que podemos usar todo esse sofrimento para mudar as coisas no verão, e quando digo no verão não é só em relação aos jogadores. Há muitas coisas que precisamos de mudar no nosso clube, por isso estamos a fazê-lo, fizemo-lo durante seis meses. Mudámos todos os aspetos do nosso clube. Por isso, estou muito contente com este momento. Sofremos muito, mas estou muito contente por ter chegado há seis meses, porque isso vai ajudar-me muito na próxima época."
Final da Liga Europa mudou a opinião sobre algum jogador? "Não, o que mudou foi o facto de ser menos uma competição [sem Liga dos Campeões] a meio da semana, o que permite gerir o plantel de uma forma diferente. Por isso, a rotação dos jogadores, a profundidade do plantel muda completamente se tivermos quatro ou três competições. Isso alterou um pouco o plano, mas não a forma como olho para os meus jogadores, olhando apenas para a final."