Rúben Amorim: "Kobbie Mainoo será o futuro do United. Só precisa de esperar..."

Ruben Amorim e Kobbie Mainoo
AFP
Jovem médio inglês tem sido associado a uma possível saída devido à falta de minutos no Manchester United esta época, mas Rúben Amorim lembra que "no futebol, tudo pode mudar em dois dias"
Leia também Vitinha elogia: "João Neves vai ser o melhor jogador português durante largos anos"
Kobbie Mainoo tem tido falta de utilização esta época pelo Manchester United e tem sido associado a uma possível saída no mercado de janeiro, mas Rúben Amorim garantiu há dias que o jovem médio internacional inglês, de 20 anos, "será o futuro" dos "red devils", caso esteja disposto a esperar pela sua oportunidade.
Em antevisão à receção que o United fará ao Newcastle esta sexta-feira (20h00), o técnico português considerou "difícil" que Mainoo deixe o clube em janeiro, lembrando que, apesar de o jovem ainda não ter sido titular na Premier League esta temporada, com apenas 212 minutos até ao momento, "no futebol, tudo pode mudar em dois dias".
"Kobbie Mainoo terá a sua oportunidade, tem tempo. Ele já jogou em posições diferentes, pode fazer a posição de Casemiro. Se jogarmos com três [médios], ele pode jogar como fez Mason Mount no último jogo, pode jogar ali. Ele será o futuro do Manchester United, é essa a minha sensação, só precisa de esperar pela sua oportunidade. No futebol, tudo pode mudar em dois dias", referiu, numa altura em que lida com várias baixas de peso, incluindo Bruno Fernandes, cuja lesão muscular pode ajudar Mainoo a ter mais minutos.
"Se não formos buscar ninguém, é difícil [que ele saia]. Estamos mais curtos. Mesmo com um plantel completo, estamos mais curtos com as coisas que podem acontecer. Somos um clube que tem uma grande responsabilidade, estamos a lidar com todos os problemas e está na cabeça de todos que precisamos de vencer todos os jogos, sem desculpas. Por isso, será difícil que ele saia se não tivermos um substituto. Há alguns dias, falámos sobre Kobbie não ter os minutos que merece ou precisa. Depois houve uma oportunidade e Kobbie não estava lá [por lesão]. Às vezes é azar e este ano tivemos alguns momentos um bocado azarados", apontou.
Com o United a ser um de vários "tubarões" da Premier League associados a Antoine Semenyo, extremo do Bournemouth, Amorim admitiu contratar algum reforço em janeiro, mas vincou que o United não cometerá "loucuras" como fez no passado.
"De momento, estamos a ter dificuldades [com várias ausências por lesões ou pela CAN], mas o clube tem um plano e vai segui-lo. Se tivermos a oportunidade de ir buscar um jogador que pensamos que fará parte do futuro do clube, ele irá. Quando olho para a equipa, quando tivermos um plantel completo, tenho de retirar mais qualidade do grupo. Se conseguirmos ir buscar alguém, boa, se não, gastaremos dinheiro no verão", completou.

