O treinador português Luís Martins foi adjunto de André Villas-Boas no Tottenham "de" Gareth Bale, em 2012/13, e orientou o capitão da Seleção de Portugal nas camadas jovens do Sporting. Em entrevista exclusiva a O JOGO analisa os dois craques que esta quarta-feira disputam a presença na final do Europeu.
Corpo do artigo
Está surpreendido com o europeu de Bale? Nada! Treinei os dois, o CR7 no Sporting e o Bale no Tottenham. Penso que são dois grandes talentos, mas o CR7 está no patamar acima do Gareth.
Qual dos dois tem estado melhor no Europeu? Em termos individuais é o Bale. Agora, acho que a equipa portuguesa por ter Ronaldo é mais forte que o País de Gales, que vive muito não só de Bale, mas de Ramsey, que não joga contra nós, e outros atributos que tem na linha defensiva. É uma equipa que tem a possibilidade de ter um mágico como o Gareth Bale, mas não é só ele, como Portugal também não é só o Crsitiano Ronaldo, mas está formada um pouco à imagem do que é o Cristiano Ronaldo como avançado e não como ponta-de lança.
Quem poderá levar a melhor neste duelo? Quem eu quero é o Cristiano Ronaldo, disso não há dúvida. Espero que seja Portugal e o Cristiano a passar, apesar de gostar muito do Bale, quer como profissional quer como pessoa. Mas o Bale vai ter que me desculpar, pois Portugal e o Cristiano Ronaldo estão em primeiro lugar.
Que diferença vê entre eles? O Cristiano é um indivíduo com mais competências que o Bale, na minha opinião. Enquanto o Cristiano tem uma carreira por trás, já confirmada, com estatuto. Tem um trajeto de alto nível que o Gareth ainda não tem, pois é mais novo. Depois quer em termos de influência na equipa, é capitão no Real Madrid, na seleção portuguesa, é um individuo com capacidade para fazer golos de livre, com mudanças de velocidade, cabeceamentos. O Bale ainda está num patamar abaixo do Cristiano, na minha opinião.