Histórico treinador do Manchester United, Alex Ferguson, em entrevista concedida ao "The Guardian".
Corpo do artigo
Alex Ferguson, lendário treinador do Manchester United, em longa entrevista concedida ao "The Guardian" a propósito do documentário sobre a sua vida, feito pelo filho, falou sobre Cristiano Ronaldo, que considera ser "duro como botas velhas", dando-o como exemplo por ter aquilo que considera ter sido a chave para tornar-se um treinador de sucesso.
"Lembro-me do meu primeiro jogo como treinador, em 1974 [no comando técnico do St. Mirren]. Perdemos com o Albion Rovers, por 5-3. Fui para casa naquele noite e disse a mim próprio: "Se não incutir dureza mental nos meus jogadores, nunca terei sucesso como treinador"", começou por recordar o antigo treinador dos red devils.
"Certifiquei-me de que os futebolistas conseguiam lidar com as pressões e desafios de serem jogadores de topo. Tentei sempre que tivessem aquele talento de serem mentalmente duros. Tive muita sorte. O Aberdeen tinha alguns jogadores mentalmente duros. No [Manchester] United, todos os jogadores eram mentalmente duros", continuou.
Ferguson deu depois o exemplo do internacional português: "Ronaldo é duro, sinceramente, como botas velhas. Ele seria sempre um grande jogador, porque tinha tudo lá em cima".
"Tivemos um papel importante nisso, porque Eric Harrison, o treinador de juniores, tornou tudo mais duro para os jovens. Ele dizia: "Se não tens dureza mental, nunca chegarás à equipa principal do United"", contou, revelando depois, no entanto, que o espírito do Manchester United, naquela altura, não passava tanto por Ronaldo e Keane como as pessoas pensavam.
"As pessoas têm uma opinião do Manchester United em termos de grandes jogadores como Ronaldo e Keane. Mas o espírito daquele clube, na minha altura, passava pelos jovens, como Beckham, Giggs, Scholes e os Nevilles", concluiu sobre o tema.