"Ronaldo? É difícil falar de um jogador que tem uma fome semelhante à de um com 18 anos"
Declarações de Roberto Martínez após o jogo Portugal – Islândia (2-0) da 10ª e última jornada do Grupo J da fase de qualificação para o Euro'2024.
Corpo do artigo
Sobre as vitórias: “Acho que os resultados são a consequência da qualidade individual do grupo. O trabalho, o respeito e muitos outros valores que fazem a diferença para ganhar 10 jogos. Isso é muito importante. Estou muito satisfeito. Este estágio não era fácil. A equipa já estava apurada e por isso era difícil encontrar a motivação. Hoje foi um jogo muito completo. Gostaria que os adeptos de Portugal ficassem contentes por não ser necessária a máquina calculadora."
Sobre os jogadores: "Os jogadores de Portugal são conhecidos no mundo inteiro. Já os conhecia, mas não conhecia a pessoa por de trás do jogador. O compromisso deles para com a seleção é incrível. O início foi muito claro e honesto por parte deles. Isso manteve-se ao longo destes 10 jogos e isso foi muito agradável. Como treinador precisamos sempre de mais jogos. Temos muita informação. Há jogadores que têm melhor sincronização entre eles."
O Euro'2024: "O estágio de março será muito importante porque temos mais de 30 jogadores para a lista final. Serão decisões difíceis de tomar, mas que terão de ser feitas. Não há favoritos para o Euro'2024. Há um grupo de seleções que têm qualidade para ganhar o torneio. Estamos nesse grupo, mas depois os detalhes farão a diferença."
Portugal e Ronaldo: "Um país como Portugal, com mais de 10 milhões de pessoas, tem um grupo de 80/90 jogadores incríveis. Isso é o resultado do bom trabalho da formação. Isso vai continuar. Há muitos jogadores com 16/17 anos que estão a um grande nível. Nunca trabalhei com dois balneários semelhantes. Os jogadores portugueses são muito competitivos e apresentam grande flexibilidade tática. Podemos fazer grandes torneios. Cristiano Ronaldo é um exemplo. É difícil, para mim, falar de um jogador que tem uma fome semelhante à de um jogador com 18 anos. Ele tenta sempre de estar na posição correta, à procura do golo. Hoje gostei muito da disciplina”.