Federação checa reclama que Bican tem 821 golos, enquanto a RSSSF dá-lhe 805.
Corpo do artigo
Cristiano Ronaldo celebrou ontem, quarta-feira, o recorde de melhor marcador mundial em jogos oficiais, mas nem toda a gente está de acordo no que toca a esse feito.
Ao apontar o 1-0 na Supertaça de Itália, frente ao Nápoles, o internacional português chegou aos 760 golos, contabilizando os que obteve em jogos oficiais de clubes - Sporting (5), Manchester United (118), Real Madrid (450) e Juventus (85) -, somando os 102 tentos que leva pela Seleção.
Em relação a Bican - nascido em Viena no tempo do império Austro-húngaro e tendo representado as seleções austríaca, checoslovaca e da Boémia-Morávia -, os registos de diversos meios apontam que se ficam pelos 759. Contudo, o Comité de História e Estatística da Federação de Futebol da República Checa assegura que o antigo jogador marcou 821 golos em jogos oficiais.
Jaroslav Kolar, representante deste comité assegura que faltam na contabilidade os golos apontados na II liga checa ao serviço Hradec Kralove, em 1952, e apresenta ainda algumas retificações aos números da Rec. Sport. Soccer Statistics Foundation (RSSSF), que atribui 805 tentos a Bican. "Isso significa que Cristiano Ronaldo ainda não é o melhor marcador da história e tem de trabalhar mais para quebrar este recorde", explicou Kolar.
Ainda em relação a esta polémica, diga-se que para a RSSSF, Cristiano Ronaldo não atingiu ainda o pódio dos melhores marcadores mundiais, uma vez que este organismo atribui aos brasileiros Romário e Pelé 772 e 767 golos, respetivamente - outras fontes dão apenas 747 ao Baixinho e 757 ao Rei.
Contudo, o próprio CR7 pode, e deve, reclamar para si mais cinco golos na sua carreira sénior, o que lhe daria 765. De facto, além dos 102 tentos na Seleção Nacional "A", Cristiano Ronaldo apontou também três golos nos sub-21 e mais dois nos Sub-23 (Olímpica), sendo estas equipas seniores.
13257669