Declarações de Fernando Santos durante a conferência de imprensa de antevisão do jogo entre Portugal e Sérvia.
Corpo do artigo
Sérvia: "Um jogo de grande importância para as duas equipas, que já perderam pontos, mais do que o principal candidato que é a Ucrânia. Por isso, é um jogo de grau elevado, mas não me parece que vá haver grande estratégia. A Sérvia em Portugal jogou a pensar mais em contra-atacar. Acredito que amanhã irá atuar de forma diferente. Tem um novo treinador, o que é normal, vai procurar vencer o jogo e nós vamos contrapor isso mesmo. Vamos tentar contrapor com o nosso futebol e vencer o jogo".
Apuramento: "Qualquer uma destas equipas tem o play-off garantido. Qualquer uma destas três equipas tem essa possibilidade, mas o que queremos fazer é chegar ao Campeonato da Europa através do apuramento para a fase de grupos e em primeiro lugar. Claro que vai ser um jogo difícil, contra uma equipa que tem grandes jogadores, jogadores fortemente cobiçados, que jogam em grandes clubes europeus. O que eu acho é que vão entrar em confronto duas equipas com jogadores de grande qualidade, mas com as suas características. Defrontei o meu colega em 2001, há muitos anos. Na altura jogava com três centrais, mas não penso que será isso. É tentar impor o nosso jogo".
Primeiros minutos de jogo vão ser importantes?: "Em todos os jogos os primeiros minutos são sempre fundamentais. Especialmente quando jogam duas equipas com o mesmo objetivo. Eu acho que a Sérvia, jogando em casa, como seu público, vai ser um jogo muito importante para eles. Não sendo decisivo é importante procurar vencer. Em principio vão jogar de forma diferente, com as linhas mais subidas, é isso que espero da Sérvia. A procurar pressionar mais Portugal no meio. Sabemos disso. Sabemos também como é a forma de atuar, em ataque organizado e temos de saber responder a isso. Os jogadores vão dar uma resposta ao nível deles".
Cristiano Ronaldo, Bernardo, João Félix e Bruno Fernandes em campo ao mesmo tempo: "Estrategicamente é possível jogar qualquer um dos 25 jogadores convocados. Até este momento é possível um dos 25 estar em campo. Não tenho dúvidas".