Capitão da Seleção Nacional falou da relação com o corpo e do futuro no futebol
Corpo do artigo
Aos 32 anos, muitos já pensam no final da carreira de Cristiano Ronaldo, apesar do português não falar muito no assunto. David Ginola, apresentador da cerimónia falou de Zidane, treinador do Real Madrid, e perguntou se Ronaldo poderia seguir o mesmo caminho. "Se me pergunta hoje, não me vejo a treinar no futuro. Mas as coisas mudam. Há 10 anos não diria que hoje ia estar aqui. Mas não é isso que tenho em mente. Tenho projetos para o futuro, mas agora só quero divertir-me e jogar futebol."
Com cinco Bolas de Ouro no palmarés, Ronaldo falou ainda da importância de tratar bem do corpo e enumerou aspectos essenciais para se ter sucesso. "Os pequenos detalhes fazem a diferença. Corpo e mente. Temos de estar prontos para tudo e sermos profissionais. Não se pode jogar futebol a treinar duas horas por dia e fazer o que se quer no resto do dia. Temos de ser sérios e tratar bem do corpo. Com o corpo bem preparado, pode-se aguentar tudo. Temos de sacrificar muita coisa, ter ética de vida, sermos sérios e profissionais. É preciso ter talento, claro, mas dar sempre o melhor em campo. As crianças sabem que o sucesso não acontece num estalar de dedos."
Ginola insistiu na parte física de Ronaldo e perguntou ao português se faz abdominais todos os dias. O jogador desmentiu esse mito. "Faço trabalho inteligente. A quantidade não é importante, a qualidade do treino é que interessa. Não vou uma hora para o ginásio fazer exercícios, o que é preciso é fazer um pouco de cada vez."