
Rolland Courbis e Zidane
Instagram/Zidane
Zinédine Zidane foi uma de várias reações à morte do seu antigo treinador, responsável pela sua alcunha "Zizou"
Leia também Benfica prepara clássico frente ao FC Porto e Bruma treinou
Rolland Courbis, figura emblemática do futebol francês, faleceu esta segunda-feira, aos 72 anos.
Antigo defesa, sagrou-se campeão francês em três ocasiões, uma ao serviço do Marselha (1972) e duas pelo Mónaco (1978 e 1982), representando ainda o Ajaccio, Olympiacos (Grécia), Sochaux e Toulon.
Já como treinador, orientou vários clubes franceses, incluindo o Bordéus, Toulouse, Marselha, Lens, Montpellier e Rennes, para além de passagens no Al Wahda (Emirados Árabes Unidos), Sion (Suíça), Spartak Vladikavkaz (Rússia) e USM Alger (Argélia). Foi ainda selecionador do Níger em 2004.
"Ex-jogador consagrado do Marselha e do Mánaco, treinador emblemático na França e no estrangeiro, e depois consultor com uma voz inimitável, marcou profundamente o futebol francês. A UNFP apresenta as suas mais sinceras condolências à sua família e entes queridos. Descanse em paz, 'Coach Courbis'", pode ler-se numa nota de condolências do sindicato de futebolistas profissionais de França.
No meio de várias reações de pesar, destaca-se a de Zinédine Zidane, que foi treinado por Courbis durante duas temporadas no Bordéus, entre 1992 e 1994, com o ex-técnico a ter sido a primeira pessoa que o chamou "Zizou", carinhosa alcunha que perdura até hoje.
"Acabo de saber do falecimento do Rolland. Estou triste, muito emocionado... Ele foi muito importante para mim como treinador e como pessoa; era um tipo muito simpático, íntegro! Neste momento, estou a pensar na sua família, a quem transmito as minhas sinceras condolências. Descansa em paz, Rolland", escreveu.

