Treinador alemão aceitou um convite para se tornar consultor global de futebol da Liga do Japão
Corpo do artigo
Mais de um ano depois de ter sido despedido do comando do Benfica, Roger Schmidt aceitou um novo desafio na sua carreira, que será um cargo diferente de treinador.
Ora, o alemão aceitou um convite da J. League, do Japão, para se tornar consultor global de futebol daquele campeonato, num projeto de nove meses.
Em comunicado, a J. League detalha que Schmidt assinou um contrato válido até junho de 2026 e será responsável por treinar uma equipa selecionada da academia da J. League, divulgar a sua filosofia e métodos de treino em seminários para gestores, diretores e treinadores e ainda analisar jogos da Liga japonesa e transmitir o seu "feedback" ao organismo que a rege.
Em novembro, o técnico de 58 anos, que para além do Benfica conta com experiências a treinar na Alemanha, Áustria, China e Países Baixos, desempenhará ainda funções de consultor técnico numa expedição que uma equipa de sub-18 da J. League fará pela Europa. No mês seguinte, Schmidt vai liderar um estágio de treino de outra formação jovem, esta de sub-16, com jogadores de clubes daquele campeonato. Em março de 2026, participará noutra expedição pela Europa, também com uma equipa de sub-16.
"Elevar o nível não só dos jogadores, mas também dos treinadores e diretores desportivos é um elemento essencial para se chegar ao topo do mundo. O facto de um treinador que passou pelo mais alto nível europeu, Schmidt, ter simpatizado com a estratégia de crescimento da J. League é uma grande oportunidade. Espero que este projeto aproxime a J. League do cenário global", desejou Yoshikazu Nonomura, presidente da Liga japonesa, em reação à contratação do treinador.
"Decidi participar [neste projeto] depois de me encontrar com o presidente Nonomura em julho e partilhar a minha visão da J. League. Quero contribuir para o desenvolvimento do futebol japonês enquanto trabalho com jovens promessas, diretores desportivos e treinadores. Espero que a minha experiência e filosofia ajudem a J. League a competir ao nível mundial", explicou, por sua vez, Schmidt.
Roger Schmidt Appointed as J.League Global Football Advisor Tap the link below: https://t.co/czOt7OsxrX#JLEAGUE#football pic.twitter.com/7Dqsp5wQ3e
- J.LEAGUE Official (English) (@J_League_En) October 1, 2025