Roberto Martínez: "Mourinho? Agora estamos do mesmo lado da barricada"
Declarações de Roberto Martínez, selecionador de Portugal, à margem do anúncio dos convocados para os jogos de qualificação para o Mundial'2026 frente à Irlanda e à Hungria
Corpo do artigo
Quenda e Mora de fora. Não os convocador não pode hipotecar a hipótese de poder contar com eles para o Mundial? "Não, não. O objetivo era acrescentar ao grupo, fizemos isso. Utilizámos 32 jogadores na Liga das Nações, chamámos 36. Agora podemos continuar com o trabalho de formação, com Mateus Fernandes, Martim Fernandes, Quenda, Rodrigo Mora... Não ficam fora. Eles precisam de mostrar responsabilidade e utilizar a porta dos Sub-21 para entrar na Seleção A. João Neves, Francisco Conceição, Renato Veiga, Nuno Tavares, Pedro Neto... vieram dos Sub-21. Olhando para trás, o estágio de setembro foi um sucesso para Quenda, Mateus Fernandes, Rodrigo Mora. Responderam muito bem à responsbilidade e estão a mostrar o que podem trazer à Seleção. Mas é uma questão de número. Temos uma Seleção muito competitiva, há muita qualidade, o processo é muito claro."
Mourinho disse que esperava regressar a Portugal pela porta da Seleção. Vai cumprir o contrato até ao fim ou toma a decisão depois do Mundial? "O meu contrato é até 2026. Para mim não é uma questão. Acho que o míster Mourinho é uma mais-valia para o futebol portugês. Em duas épocas nunca falei de situações internas dos clubes portugueses, não vou falar agora. Posso falar de Mourinho, já nos defrontámos várias vezes. Agora estamos do mesmo lado da barricada. Estamos a trabalhar para o desenvolvimento do futebol português, com o mesmo objetivo. O barulho de foram é para vocês. O meu foco é o presente, na Seleção trabalhamos com o presente e o passado. Tivemos 12 vitórias consecutivas em fases de apuramento, nunca tinha sido feito. Queremos a 13.ª e 14.ª vtória. Foco é agora. Já estou no futebol há muitos anos, percebo isso, mas não é uma questão para mim e não ajuda os jogadores. O objetivo é continuar a lutar por vitórias."