Roberto Martínez, selecionador de Portugal, deu uma entrevista aos subscritores do Portugal +, o clube de fãs da Seleção portuguesa. O resultado foi divulgado esta terça-feira, pela Federação Portuguesa de Futebol.
Corpo do artigo
Como gosta de ser tratado? "Quando estamos a trabalhar é "mister". Em Inglaterra, onde também trabalhei muitos anos, é "boss". Mas o melhor é Roberto."
Prato preferido em Portugal? "Come-se muito bem em Portugal. Não tive tempo de provar todos os pratos, mas o cozido à portuguesa é o meu favorito até agora. Também tenho de provar o bacalhau. Creio que vou adorar a cozinha portuguesa."
Sabe o que significar "fazer um cabrito" no futebol? "Não conhecia a expressão, mas sei o que é. A primeira vez que vi fazer foi o Djalminha, um jogador brasileiro."
Quais são as características de um jogador de Seleção? "Tem de ser um jogador que possa, mentalmente, jogar sob pressão. Todos têm qualidades importantes, mas o mais importante é isso, porque no futebol internacional não há margem de erro. Poder desfrutar dessa pressão e dessa intensidade num jogo de seleção é o que faz dele um jogador importante para a Seleção. Os futebolistas portugueses têm essa capacidade, estão prontos para serem competitivos e estarem nas grandes decisões. Por isso temos uma seleção muito competitiva."
O que o levou a aceitar treinar a Seleção portuguesa? "A grande reputação que a Seleção tem a nível mundial, com jogadores muito competitivos. Quando orientava a Bélgica defrontei Portugal por duas vezes e dei conta do grupo de futebolistas que Portugal tem. Depois, foi conhecer a estrutura, que é muito importante, conhecer o presidente. É um projeto impossível de recusar."
Prefere ganhar 1-0 ou 5-4? "Isso vai como o meu estilo de jogo e a minha forma de entender o futebol. Gosto de ter uma equipa que ataca e marca golos. Jogar bem sem marcar não existe. Portanto, é claro. Prefiro ganhar 5-4 do que 1-0."
eziZPofR4hg