Roberto Martínez: "Carlos Forbs foi o último a chegar e atuou muitos minutos"

Carlos Forbs e Roberto Martínez
AFP
Selecionador nacional garante que não tem nada contra os jogadores do Sporting - Trincão, Pedro Gonçalves e Quenda - e lembra que as decisões refletem o que fazem durante o estágio
Corpo do artigo
Roberto Martínez, selecionador nacional, foi o convidado do International Club of Portugal, para participar num almoço-debate sobre "Liderança: honestidade e clareza". Dias depois de ter protagonizado mais um momento histórico para Portugal, presença na fase final do Mundial'2026, o responsável técnico da equipa das Quinas começou por falar do tema em questões, submetendo-se depois a perguntas dos convidados, antes de responder aos jornalistas já fora da sala onde decorreu o almoço numa unidade hoteleira de Lisboa.
Leia também Deniz Gul estreia-se a marcar pela Turquia, contra a Espanha. Ora veja
Bem-disposto, Martínez não fugiu às questões, mesmo às mais delicadas e que envolvem jogadores de clubes grandes portugueses. Um dos convidados aproveitou a ocasião e não resistiu a perguntar ao selecionador por que razão não apostava em Trincão, Pedro Gonçalves e Quenda. Martínez explicou: "Quando se diz que o selecionador não gosta de um jogador do Sporting ou de outro clube, é uma mentira. O selecionador é neutral. O selecionador nasceu em Espanha, trabalhou em Inglaterra e nos últimos sete anos trabalhou na Bélgica. Não tem camisola, não tem passado, toma decisões para ganhar jogos", começou por referir, acrescentando que a utilização, ou não, depende sempre do próprio jogador.
"O selecionador nunca condiciona os minutos de um jogador, condiciona a chamada. O jogador quando está no estágio ganha minutos. Há jogadores que têm o azar de jogarem nos lugares de jogadores incríveis, como Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, Diogo Costa... É muito difícil lá chegar. Portanto, se um jogador chega à seleção e não joga não é porque o selecionador não escolhe", reagiu, dando o exemplo de Carlos Forbs. "Quando o jogador está no estágio, escolhemos o melhor jogador por posição para ganhar o jogo pelo povo português. Carlos Forbs foi o último jogador a chegar e atuou muitos minutos. O selecionador nunca toma a decisão de não colocar determinado jogador. Selecionador toma a decisão de quem joga...", esclareceu.
"Três atacantes com
possibilidade de entrar"
A viver um grande momento no Toluca, a possibilidade de Paulinho envergar novamente as cores da seleção também foi abordada. "O Paulinho está a ser muito consistente, o André Silva está a fazer uma época muito boa e temos o Fábio Silva, que já esteve connosco. Há três atacantes que têm possibilidades de entrar... Têm de continuar com o mesmo nível e no dia 20 será conhecida a decisão. Acompanhamos o Paulinho e gostamos do que está a fazer. Se levarmos 26, abre-se uma posição para mais um".

