A CONMEBOL anunciou ao final da tarde de domingo, hora de Portugal continental, que a segunda mão da final da Taça dos Libertadores não se realizaria no dia seguinte aos graves incidentes que levaram ao adiamento
Corpo do artigo
O River Plate-Boca Juniors não se realizou este domingo, 24 horas depois do data inicialmente prevista, mas essa é a única certeza que sai de um dia em que o futebol argentino voltou a ser notícia por más razões. Prevista para realizar-se no sábado, a segunda mão da final da Taça dos Libertadores foi adiada para o dia seguinte depois dos graves incidentes com o autocarro do Boca Juniors, atingido por vários objetos atirados por adeptos do River quando fazia o percurso para o Estádio Monumental.
Há ainda muitas perguntas sem respostas definitivas
Primeira dúvida: haverá mesmo segunda mão do final da Taça dos Libertadores? Não é possível responder com certeza, até porque o Boca pretenderá que lhe seja entregue o título e atribuída a derrota ao River.
Segunda dúvida: há data para o jogo? O Mundial de Clubes obriga o vencedor da Taça dos Libertadores a jogar a meia-final a 18 de dezembro, por isso não há assim tanto tempo. Segundo a Tyc Sports, na Argentina, é provável que o jogo venha a realizar-se no dia 8 de dezembro.
Lugar a uma terceira dúvida: a haver jogo, onde terá luga? Muitos são aqueles que defenem uma deslocalização para fora de Buenos Aires, tirando ao River o "fator casa". Uruguai, Paraguai e até Chile podem ser o palco desse jogo.
Jogo com ou sem público nas bancadas? A esta quarta dúvida tem uma resposta ténue: talvez o River Plate-Boca Juniors venha a realizar-se sem adeptos no interior do Monumental.
Finalmente, em qual dia todas as perguntas terão resposta? Terça-feira, dia 27 de novembro, às 13 horas de Portugal, os presidentes de River e Boca estarão na sede da CONMEBOL, na cidade paraguaia de Assunção.