O avançado do Santos poderá vir a ser uma surpresa no mercado de transferências de inverno, segundo adiantaram em Espanha. Aos 35 anos, o brasileiro é visto como o "Larsson" de Luis Enrique
Corpo do artigo
O Barcelona está à procura de uma quarta alternativa para o ataque, com capacidade para cobrir qualquer posição, a pensar numa eventual baixa de Messi, Neymar, ou Suárez e Ricardo Oliveira encaixaria como uma luva, até pelas suas características, apesar de contar 35 anos, de acordo com uma notícia do jornal "Mundo Deportivo".
O brasileiro joga no Santos e está a viver uma segunda juventude, tendo sido até convocado por Dunga para a seleção brasileira e marcado um golo contra a Venezuela. Móvel e tecnicista, Ricardo Oliveira parece não ter perdido a capacidade goleadora que o notabilizou ao serviço de clubes como Valência, Saragoça e Bétis, pelo que tem ainda a vantagem de conhecer a Liga espanhola.
O papel reservado para o brasileiro passaria essencialmente pelo banco de suplentes, algo que o jogador até estaria na disposição de aceitar, dada a sua idade, segundo o "Mundo Deportivo", e funcionaria como uma boia de salvação para Luis Enrique, caso o treinador do Barça viesse a perder uma das peças do seu tridente atacante, como aconteceu recentemente com a lesão de Messi. Além disso, numa altura em que o emblema catalão se encontra mais limitado financeiramente, o jogador poderia ser adquirido a um preço razoável.