Revolução em estudo na Champions: quatro grupos de oito equipas e descidas no final da época
UEFA e Associação Europeia de Clubes (ECA) estudam a alteração ao atual modelo competitivo. Segundo "The Wall Street Journal", uma das novidades passa pela criação de quatro grupos de oito equipas, com quatro a descer
Corpo do artigo
A UEFA e a Associação Europeia de Clubes (ECA) começam esta terça-feira a discutir a alteração do modelo competitivo em vigor até 2024, numa reunião em Nyon. Mas, o jornal "The Wall Street Journal" já teve a acesso a algumas informações e desvenda algumas das medidas com que os dois organismos pretendem avançar para combater a decisão da FIFA de alargar o Mundial de Clubes para 24 equipas.
De acordo com o jornal, uma das possibilidades em discussão é a alteração do modelo da atual Liga dos Campeões: a ideia é manter as 32 equipas atuais, mas substituir os atuais oito grupos de quatro equipas por quatro grupos de oito equipas. Assim, todas elas teriam no mínimo 14 jogos, entre casa e fora. No fim de casa época, quatro clubes seriam despromovidos e substituídos por outros quatro.
Outra alteração que o "The Wall Street Journal" aponta é a passagem de jogos da Champions de terça e quarta-feira para os fins de semana. Esta medida, já revelada por O JOGO a 14 de fevereiro, é aquela que maior resistência encontra porque isso implicaria um reajuste das competições nacionais. E há ligas, como a inglesa, pouco interessadas em perder o poder económico que detém.