A proposta foi lançada esta terça-feira na Assembleia Geral da Associação Europeia de Clubes (ECA) que decorreu em Amesterdão
Corpo do artigo
Uma Liga dos Campeões com subidas e descidas de divisão e disputada aos fins de semana? O que se apresenta como uma revolução na Champions viveu mais um episódio esta terça-feira no decorrer da Assembleia Geral da Associação Europeia de Clubes (ECA), que decorreu em Amesterdão.
Segundo Andrea Agnelli, presidente da Juventus, que é também líder da Associação Europeia de Clubes, foi aprovado "iniciar conversações para renovar a Champions a partir de 2024", escusando-se a adiantar mais pormenores. O assunto parece dividir os mais de 200 clubes, com parte da ECA a desejar ocupar os fins de semana com a Liga dos Campeões, passando os campeonatos nacionais para as quartas-feiras. Segundo o projeto, numa primeira fase só as eliminatórias a partir dos quartos de final seriam disputadas ao sábado e domingo. Recorde-se que neste momento a final da Liga dos Campeões já se disputa ao sábado.
Agnelli, no final do encontro, adiantou que o objetivo é passar alguns jogos para o fim de semana, alternando com os campeonatos de cada país, e que essas ideias vão ser debatidas juntamente com a UEFA nos próximos "12 a 16 meses". Outros clubes, por seu turno, negaram que a questão dos fins de semana tenha sido discutida e que vá ser debatida com a UEFA. "Não se falou disso, apenas da renovação das competições europeias", afirmaram representantes de diversos clubes presentes.
O que parece ficar claro desta reunião na cidade holandesa, é que os grandes clubes europeus pretendem mudar o atual figurino da mais importante prova de clubes da UEFA, o que incluiria ainda um quadro de descidas e subidas no final de cada temporada. "A despromoção e a promoção de equipas é algo totalmente natural no mundo do futebol", disse o dirigente italiano, Andrea Agnelli.
Os clubes europeus voltaram a mostrar-se contra o Mundial de clubes da FIFA, referindo que a competição "está a mais" no calendário. "Na mesma altura, acontecem jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo e da Taça das Nações Africanas. É uma prova que deixa o calendário totalmente congestionado", disse Agnelli.
A Associação Europeia de Clubes mostrou-se ainda a favor da existência de apenas duas ou três alturas para jogos de seleções por ano, embora com períodos mais longos.
TEXTO EDITADO ÀS 19H37