Xabi Alonso aceitou a goleada sofrida pelo Real Madrid em casa do rival Atlético de Madrid, dizendo que foi "merecida" e que servirá de aprendizagem para o futuro
Corpo do artigo
O Real caiu com estrondo no sábado no dérbi de Madrid, sendo goleado por 5-2 em casa do rival Atlético, naquela que foi a primeira derrota dos "merengues" na temporada.
Com o Barcelona - recebe a Real Sociedad às 17h30 - a poder aproveitar este desaire para ultrapassar os "blancos" na liderança isolada da LaLiga, à sétima jornada, Xabi Alonso admitiu que esta derrota pesada, apesar de "dolorosa", foi "merecida", garantindo que servirá de aprendizagem para o futuro.
"Foi uma má partida. Não começámos bem, não jogámos bem coletivamente e não estivemos no nosso nível qualitativo, com ou sem a bola. Estamos em fase de construção e esta foi a primeira derrota. A temporada continua. Precisamos de tirar conclusões para o futuro. Estamos chateados porque foi uma derrota merecida. Faltou intensidade e perder assim dói", começou por lamentar, em conferência de imprensa.
"É uma aprendizagem positiva para o futuro. Nos duelos e nas bolas em profundidade fomos superados muitas vezes e, com a bola, não encontrámos soluções. No geral, foi um mau jogo e uma derrota merecida. O futebol é assim e em algum momento as derrotas chegam. Foi a primeira e, com certeza, vamos aprender com ela. Não há queixas sobre a arbitragem. É a primeira derrota e é dolorosa. Dói em todos nós. Sentimos essa responsabilidade e agora temos que olhar para frente. Estamos apenas a começar a temporada e este não é o nível que queremos mostrar", reforçou.
Recorde-se que Robin Le Normand colocou os "colchoneros" em vantagem aos 14', mas o Real aplicou uma reviravolta ainda na primeira parte, por Kylian Mbappé (25') e Arda Guler (36'). Alexander Sorloth fez o empate para os homens da casa ainda antes do intervalo (45'+3') e, no segundo tempo, o Atlético garantiu a vitória folgada através de um bis de Julián Álvarez (51' de penálti e 63') e um golo final de Antoine Griezmann (90'+3').
O Real Madrid vai agora procurar recompor-se na segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, visitando o Kairat Almaty, do Cazaquistão, na terça-feira (17h45). Recorde-se que os cazaques foram derrotados pelo Sporting em Alvalade (3-1) na estreia na prova milionária, enquanto os espanhóis venceram o Marselha no Bernabéu por 2-1.