Raphael Guerreiro ajuda o Dortmund a manter-se firme na luta pela Champions
Triunfo por 3-2 frente a Leipzig.
Corpo do artigo
O Borussia Dortmund, com a ajuda do futebolista português Raphael Guerreiro, conseguiu impor-se ao Leipzig, por 3-2, e permitiu ao Bayern Munique festejar o nono título alemão consecutivo ainda antes de entrar em campo.
Sem o goleador Haaland, lesionado, o Dortmund entrou bem nas duas metades do jogo da 32.ª jornada. Primeiro, aos sete minutos, graças a um golo do capitão Marcos Reus, e depois, aos 51, com Jadon Sancho a fazer o 2-0, assistido por Raphael Guerreiro.
Uma vantagem que parecia segura, depois de uma hora de domínio da formação da casa, mas o Leipzig 'apareceu' no jogo e colocou o Dortmund em grande "aflição", com dois golos que deram o empate aos visitantes.
Primeiro foi o central Lukas Klostermann a fazer o 2-1, aos 63 minutos, após um canto, e, aos 77, coube a Dani Olmo igualar, após uma "arrancada" do sul-coreano Hwang Hee-Chan no lado esquerdo do ataque.
O resultado complicava em muito a vida do Borussia Dortmund, que, a duas jornadas do final, ainda luta por uma posição entre os quatro primeiros e, no domingo, entrará em campo o Eintracht Frankfurt, do avançado português André Silva, que está a apenas dois pontos.
Haaland, nas bancadas, mostrava sinais de nervosismo, emoções que acabaram por dar lugar aos abraços quando Raphael Guerreiro voltou a assistir Jadon Sancho nos instantes finais, para o internacional inglês fazer o 3-2, aos 87 minutos.
A vitória mantém o Dortmund na luta por um lugar nos quatro da frente, mas à espera do resultado do Eintracht, e a derrota do Leipzig consagra o Bayern Munique com o nono título consecutivo de campeão da 'Bundesliga', ainda antes da formação bávara receber hoje o Borussia Moenchengladbach.
Em outros jogos da tarde, também em zona de "Champions", o Wolfsburgo (terceiro) recebeu e venceu por 3-0 o Union Berlin, com um "hat trick" do croata Josip Brekalo, o que deixa a equipa com mais dois pontos do que o Dortmund e quatro do que o Eintracht.
No sexto lugar, de acesso à Liga Conferência Europa, a nova competição da UEFA, vai manter-se o Bayer Leverkusen, que hoje empatou sem golos na visita ao Werder Bremen, formação um ponto acima do "play off" de manutenção.
Em outro jogo, o já despromovido Schalke, do português Gonçalo Paciência, que não saiu do banco de suplentes, voltou a perder, desta vez diante do Hoffenheim, por 4-2, e depois de ter estado a vencer por 2-0.