Manchester United e Villarreal disputarão a final da Liga Europa.
Corpo do artigo
A final da Liga dos Campeões joga-se em Portugal, mas sobre City e Chelsea já se disse - e escreveu - quase tudo, também por aqui. Antes, porém, quarta-feira, Manchester United e Villarreal disputam a Liga Europa.
Bruno Fernandes e Gerard Moreno têm-se destacado ao serviço de Manchester United e Villarreal
Bruno Fernandes é o representante português, à procura do primeiro título lá fora. Tem sido a maior figura do United, em todas as provas, Liga Europa incluída. O Villarreal tem em Unai Emery, o treinador, a principal figura. Afinal, tem três troféus do género no currículo, o que faz dele recordista. Em campo, é Gerard Moreno quem mais se destaca. O avançado já é efetivo da seleção espanhola, foi decisivo em 20 dos jogos desta temporada e é, no "El Madrigal", o mais equivalente ao que Bruno Fernandes representa em Manchester. Nada mais justo do que a comparação entre os dois, ainda que estatisticamente seja difícil medir a oposição entre um médio e um avançado.
Optámos, portanto, por tentar traduzir em números o peso de cada um nas respetivas equipas. Com uma conclusão larga: Bruno tem mais ações decisivas, mais jogos extraordinários, mas Gerard será, até, mais fundamental no Villarreal. Bruno ofereceu 17 pontos, Gerard 25; foram influentes (pelo menos um golo ou assistência) o mesmo número de vezes, mas o espanhol resolveu mais seis desafios. O resto da radiografia está em baixo.