Rakitskiy falha jogos com Portugal e Luxemburgo por transferência para a Rússia
Entre os 26 convocados eleitos por Shevchenko, selecionador da Ucrânia, estão oito jogadores do Shakhtar Donetsk, equipa orientada por Paulo Fonseca.
Corpo do artigo
O defesa Yaroslav Rakitskiy ficou de fora da lista de convocados da seleção ucraniana para os jogos contra Portugal e Luxemburgo, de qualificação para o Euro'2020, depois de ter assinado pelos russos do Zenit de São Petersburgo.
Rakitskiy, que, aos 29 anos, soma 54 internacionalizações, trocou em janeiro o Shakhtar Donetsk pelo emblema russo, numa transferência impopular na Ucrânia, onde perduram as tensões sobre o apoio aos separatistas do Este do país.
Portugal, detentor do título europeu, estreia-se no Grupo B de qualificação frente à Ucrânia, a 22 de março, no Estádio da Luz, onde recebe, três dias depois, a Sérvia, no mesmo dia em que a Ucrânia visita o Luxemburgo. A Lituânia também integra esta poule.
Para os jogos da seleção ucraniana, o selecionador Andriy Shevchenko chamou 26 jogadores, incluindo os regressados Roman Bezu, médio dos belgas do Gent que não era convocado desde setembro de 2016, e Artem Shabanov, defesa do Dínamo Kiev, e o estreante Roman Zozulya, chamado para a lista de três reservas.
Entre os convocados, contam-se oito jogadores do bicampeão Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Paulo Fonseca, apenas superado pelo Dinamo Kiev, que cede nove jogadores.
Lista dos 26 convocados e dos três reservas:
Guarda-redes: Pyatov (Shakhtar Donetsk), Boyko (Dínamo de Kiev) e Lunin (Leganés, Espanha).
Defesas: Kryvtsov, Bogdan Butko e Matvienko (Shakhtar Donetsk); Nikita Burda, Shabanov e Mykolenko (Dínamo de Kiev); Karavayev (Zorya) e Sobol (Jablonec, República Checa).
Médios: Conoplyanka (Schalke 04, Alemanha), Stepaneko, Marlos, Kovalenko e Bolbat (Shakhtar Donetsk); Sidorchuk, Tsigankov, Buyalsky, Shaparenko e Sheepelyv (Dínamo de Kiev); Zinchenko (Manchester City, Inglaterra), Malinovsky (Genk, Bélgica) e Bezuz (Gent, Bélgica).
Avançados: Yaremchuk (Gent, Bélgica) e Kravets (Kayserispor, Turquia).
Reservas: Plastun (Gent, Bélgica), Ivan Petryak (Ferencvaros, Hungria) e Zozula (Albacete, Espanha).