Raio-X ao adversário de Portugal nos "oitavos" do Euro'2020: onze belga com menos seis jogos
Os mais utilizados por Santos somam 2596 minutos, já os de Martínez totalizam 2056', 540' a menos.
Corpo do artigo
Fernando Santos terá de fazer uma gestão física muito cuidada dos jogadores da Seleção até domingo, não apenas pelo cansaço já acumulado por alguns jogadores, mas também porque o adversário dos "oitavos" do Euro'2020, a Bélgica, jogou 48 horas antes.
13869630
Acresce que Roberto Martínez, selecionador belga, já com a qualificação assegurada, geriu a condição física dos seus jogadores como quis, ou seja, retirou do plano inicial algumas das pedras-chave do conjunto no embate contra a Finlândia, o último da fase de grupos. Ao contrário, Fernando Santos meteu toda a carne no assador, mantendo contra a França nove jogadores que também já tinham sido titulares nos dois primeiros jogos e fazendo entrar no onze apenas Renato Sanches e João Moutinho, até por razões de estratégia. Em suma, a Bélgica surge com a equipa muito mais fresca do que Portugal para o confronto em Sevilha.
Nos Diabos Vermelhos apenas o guarda-redes Courtois foi totalista. Na equipa das Quinas são cinco os jogadores que somam 270 minutos (Rui Patrício, Pepe, Rúben Dias, Raphael Guerreiro e Cristiano Ronaldo). Nélson Semedo (259") só não se junta a este lote de jogadores porque saiu com cãibras no decorrer do embate contra a França e Danilo (225) perdeu a segunda parte do empate após ter sido abalroado por Lloris na primeira.
A diferença de minutos equivale a meia dúzia de partidas. A maior frescura nas pernas dos Diabos Vermelhos acentua-se se considerarmos que De Bruyne e Witsel nem estão entre os mais utilizados
Para se ter uma pequena ideia do desnível de utilização dos convocados, os onze mais utilizados de Portugal somam 2596", os da Bélgica totalizam 2056", uma diferença de 540 minutos e que equivale o tempo de seis partidas de futebol, isto numa competição tão curta e após uma temporada desgastante. Por outro lado, a frescura dos belgas ganha maior relevo se atentarmos ainda aos prováveis titulares diante de Portugal. Fora do 11 mais utilizado estão dois jogadores fundamentais nesta seleção de há longos anos para cá e que falharam o primeiro encontro vindos de lesão, entraram no segundo e foram titulares no terceiro. Falamos de De Bruyne e Witsel. Além disso, o espanhol que comanda os belgas já utilizou 24 jogadores e Santos 19.
Calor castigou Portugal
Outro facto a ter em conta é o clima. Desde que chegou a Budapeste, tirando dois dias, Portugal teve de treinar sempre debaixo de uma vaga de calor, com temperaturas bem acima dos 30 graus, e mesmo quando foi a Munique teve de jogar sob esta canícula que afeta a Europa central. As altas temperaturas, como se sabe, têm também efeito na forma como o cansaço se acumula mais rapidamente. Já a Bélgica, que estabeleceu quartel-general em Tubize, trabalhou com temperaturas amenas, na casa dos 20 graus e também jogou em São Petersburgo (duas vezes) e Copenhaga sem calor excessivo. Contudo, domingo, em Sevilha são aguardadas altas temperaturas e pode acontecer que a Seleção Nacional dê também uma melhor resposta pelo facto de já estar melhor adaptada a esse facto.
Martínez com três derrotas oficiais
Desde que assumiu o comando da seleção da Bélgica - logo depois da desilusão que esta equipa sofreu no Euro"2016, ao ser eliminada nos quartos de final pelo País de Gales -, Roberto Martínez tem feito uma caminhada impressionante que colocou os Diabos Vermelhos no primeiro lugar do ranking FIFA. Apesar da estreia com uma derrota por 2-0 frente à Espanha, num jogo particular, depois disso só consentiria mais três desaires em 58 jogos. O registo nos 43 desafios oficiais impressiona, com 38 triunfos e dois empates. Perdeu apenas com a Suíça e Inglaterra para a Liga das Nações, em 2018 e 2020 respetivamente, e com a França nas semifinais do Mundial da Rússia há três anos. Outro dado que impressiona é a média de golos superior a três em jogos oficiais. Números que, comparados com os de Portugal, que são também bons, revelam todo o enorme poder desta equipa.