Quem é Qasem Soleimani, cuja estátua no estádio irritou os sauditas do Al Ittihad
Qasem Soleimani é um militar iraniano morto por um drone norte-americano, num ataque autorizado pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump
Corpo do artigo
Qasem Soleimani, cujo busto motivou o cancelamento do jogo entre o Sepahan e o Al Ittihad, foi um antigo major-general iraniano que serviu na Guarda Revolucionária Islâmica de 1998 a 2020 e comandante da chamada Força Quds, uma divisão responsável, sobretudo, por ações militares no estrangeiro (nomeadamente na Arábia Saudita, Líbano, Palestina, Iraque e Síria) e operações clandestinas.
Nascido a 11 de março de 1957 foi assassinado no dia 3 de janeiro de 2020 no aeroporto de Bagdad, no Iraque. A determinado momento, foi considerado o braço-direito de líder supremo do Irão Ali Khamanei e a segunda pessoa mais poderosa no país.
Responsável direto por várias ações em países estrangeiros, Soleimani era considerado um herói por muitos no Irão, mas também era visto como um assassino por outros. Em 2005, foi sancionado pelas Nações Unidas e União Europeia, enquanto os Estados Unidos considerou-o "um terrorista".
Seria morto por um drone norte-americano, num ataque autorizado pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump, o qual afirmou que Soleimani foi "responsável pela morte de milhões" de pessoas.
A intervenção norte-americana no Irão, em particular neste alvo, foi bem vista pela Arábia Saudita e reforçou a cooperação em matéria de armamento
17098892
17102519