Estátua cancela jogo: federação saudita ordenou que Al Ittihad voltasse para casa
Em causa, a presença no estádio do busto de Qasem Soleimani, um oficial militar iraniano que é uma figura bastante impopular na Arábia Saudita.
Corpo do artigo
A partida entre o Sepahan e o Al Ittihad, referente à segunda jornada do Grupo C da Champions asiática, foi cancelao na tarde desta segunda-feira.
O motivo, segundo revelado por alguns meios de comunicação, deve-se ao facto da equipa saudita, treinada por Nuno Espírito Santo, ter-se recusado a jogar num estádio, o Naghsh e Jahan, onde se deparou com o busto de Qasem Soleimani, um oficial militar iraniano que é uma figura bastante impopular na Arábia Saudita.
Segundo notícias publicadas no Médio Oriente, e que o "Mirror" cita, terá sido a Federação Saudita de futebol a ordenar ao Al Ittihad que voltasse para casa, depois do busto do Qasem Soleimani ter sido colocado no estádio pouco antes do pontapé de saída da partida. Nesta altura, acredita-se que o jogo de amanhã, também no Irão, entre o Nassaji Mazandaran e o Al Hilal, da Arábia Saudita, deverá ser cancelado devido à controvérsia.
Entretanto, a Confederação Asiática de Futebol (AFC) emitiu um comunicado informando: "O jogo do Grupo C da Liga dos Campeões 2023/24 da AFC, que estava agendado entre o Sepahan, do Irão, e o Al Ittihad, da Arábia Saudita, para ser disputado no estádio Naghsh e Jahan foi cancelado devido a circunstâncias imprevistas. A AFC, sublinha o seu compromisso em garantir a segurança dos jogadores, dirigentes, adeptos e todas as partes envolvidas no jogo."
Recorde-se que a equipa treinada por Nuno Espírito Santo tinha viajado para Isfahan no domingo e treinara até no recinto do jogo. De resto, o treinador português até já tinha decidido um onze titular, o qual tinha anunciado na rede social X do clube, com fotos da chegada dos jogadores ao estádio e uma mensagem: "A equipa do Al Ittihad já chegou ao estádio. Com os corações cheios de emoção e as camisas em chamas, eles estão prontos para conquistar o campo e deixar sua marca!"
Este encontro do Grupo C estava a motivar enorme expectativa e o estádio tinha casa cheia com cerca 60 mil espectadores previstos.
17102519
17098892