Pela primeira vez neste século, o futebol espanhol não está num dos dois primeiros lugares da tabela classificativa.
Corpo do artigo
A Itália ultrapassou a Espanha no ranking de clubes da UEFA da presente temporada, subindo, assim, ao segundo lugar da tabela classificativa.
O empate da Atalanta na visita ao Marselha (1-1), para as meias-finais da Liga Europa, e a vitória caseira da Fiorentina sobre o Club Brugge (3-2), para as meias-finais da Liga Conferência – jogos realizados esta quinta-feira –, foram determinantes para esta ultrapassagem.
Esta foi uma queda histórica para o futebol espanhol, já que é a primeira vez neste século que a Espanha não está num dos dois primeiros lugares do ranking de clubes da UEFA – a última vez que este cenário se verificou foi em 1998. Nesta altura, a Inglaterra lidera de forma incontestável (104.303 pontos), seguindo-se a Itália no segundo posto (89.141 pontos) e a Espanha a fechar o pódio (88.864 pontos). Portugal está na sétima posição (56.316 pontos).
Recorde-se que, neste momento, a Itália conta com três representantes nas meias-finais das provas europeias desta época – além dos já referidos Atalanta e Fiorentina, a Roma também está nas decisões da Liga Europa –, enquanto a Espanha só tem um – o Real Madrid, na Liga dos Campeões.