"Quando Ronaldo deixou o relvado, estávamos a olhar uns para os outros..."
José Fonte recordou conquista do Europeu em 2016.
Corpo do artigo
Assinalam-se esta sexta-feira, 10 de julho, quatro anos sobre a vitória de Portugal no Europeu de 2016. No Stade de France, em Paris, Éder marcou o único golo da final o "ofereceu" o troféu à equipa das quinas, numa partida que ficou também marcada pela lesão de Cristiano Ronaldo, substituído ainda no primeiro tempo.
"Foi difícil de digerir. Assim que Ronaldo deixou o relvado, estávamos a olhar uns para os outros e vi resiliência nos meus companheiros de equipa. Vi que eles cerraram os dentes e disse: 'Vamos lá, vai ser sem o Ronaldo, hoje. Temos de conseguir sem ele, vamos trabalhar ainda mais. Foi essa a atitude durante o jogo. Continuámos a acreditar e isso tornou-nos ainda mais fortes", contou José Fonte, central do Lille e titular na final do Europeu, à CNN.
No dia seguinte à final, a chegada da comitiva a solo português foi feita em clima de apoteose, com uma festa nunca antes vista em Lisboa:
"Foi a loucura absoluta, há cenas incríveis do momento em que saímos do avião. Ainda no ar, vimos dois caças a ladearem-nos assim que entrámos no espaço aéreo português. Lembro-me de ver os pilotos com o cachecol e a bandeira dentro do avião, foi incrível. Depois, aterrámos. Comecei a ver pessoas à nossa espera no aeroporto. Depois o cortejo no autocarro, milhares e milhares de pessoas nas ruas a celebrarem connosco. Ninguém vai esquecer aquele momento, foi algo incrível de se fazer parte, inacreditável", rematou Fonte.