Primeiro foi o pior recorde de Itália, que pertencia ao Veneza (1950), depois o das cinco maiores ligas. A mudança de treinador não teve efeito e fãs pedem ajuda a exorcista. A cidade das bruxas está ao rubro
Corpo do artigo
O Benevento é notícia pelos piores motivos. Na época que marca a estreia deste clube da região da Campânia no principal escalão do futebol italiano, contou as primeiras 13 jornadas como derrotas e bateu um recorde com 87 anos que pertencia ao Manchester United. Em 1930, os red devils tinham zero pontos após os primeiros 12 jogos na liga inglesa, registo agora batido pelo Benevento, que passa a ter o pior arranque de sempre da história das cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Alemanha, Itália, França e Espanha).
Em apenas dois anos, o Benevento conseguiu a proeza de subir desde a Lega Pro, o terceiro escalão do futebol transalpino, até à Serie A. Um clube sem expressão, que já teve quatro refundações (1953, 1962, 1960 e 2005), de uma terra com 60 mil habitantes conhecida como cidade das bruxas. O nome deve-se aos cultos pagãos realizados na região na Idade Média, que até motivam a presença de uma bruxa no emblema.
Jogadores do Benevento só conseguiram marcar seis golos em 13 jornadas da Serie A, em contrapartida consentiram 33
Alguns acreditam mesmo em bruxaria, ao ponto de em outubro vários adeptos terem exigido a ajuda de um exorcista, mas há outras justificações para esta passagem do céu ao inferno. Em junho, o Benevento festejava a subida à Serie A depois de ter terminado em quinto e vencer o Carpi no play-off, além de ter estado invicto nos últimos 12 jogos. Mas tudo mudou. O presidente dos "giallorossi", Oreste Vigorito, defende que a diferença de orçamentos justifica a falta de resultados, mas não é pelo fator financeiro. Foram investidos 20 milhões de euros em 19 jogadores e, segundo o Transfermarkt, o plantel está avaliado em cerca de 40 milhões, valor superior aos de Hellas Verona, SPAL e Crotone. Mas a adaptação à nova realidade não podia ser pior. No início de outubro, o capitão Fabio Lucioni, um dos heróis da ascensão, acusou positivo num controlo antidoping. Pouco depois, surgiram demissões no comando técnico.
Após uma subida vertiginosa, a estreia do clube na Serie A não podia ser pior: um início com 13 derrotas, o recorde das cinco principais ligas europeias, e uma crise sem solução à vista
Ainda existe esperança entre os tifosi que visitam o Estádio Ciro Vigorito, batizado em 2010 com o nome do irmão do atual presidente, por ter sido um dos responsáveis pelo crescimento do clube. O primeiro lugar que garante a manutenção está a dez pontos, missão muito complicada mas não impossível. Há duas jornadas, no terreno da hexacampeã Juventus, o Benevento vencia ao intervalo, mas permitiu a reviravolta. Depois, na receção ao Sassuolo e com uma igualdade a um golo já no período de descontos, os visitantes beneficiaram de um penálti quando o Benevento já jogava com menos um jogador. Domenico Berardi desperdiçou-o aos 90"+2" mas, dois minutos depois, Federico Peluso marcou e deu motivos aos mais crédulos para acreditarem em bruxaria. Cabe agora ao Benevento caçar as bruxas que o perseguem e alcançar a desejada permanência na Serie A.