Antigo árbitro inglês fala de um episódio na final da Liga dos Campeões de 2016.
Corpo do artigo
Desafiado pelo "Daily Mail", Mark Clattenburg, ex-árbitro de futebol, elegeu os cinco jogadores mais difíceis de arbitrar. Pepe, hoje no FC Porto, está na lista.
"Simplesmente, não se podia confiar nele. Um jogo podia ser fácil de arbitrar, mas ele tentava sempre alguma coisa", disse o inglês de 45 anos, que recordou a segunda final da Champions entre o Real e o Atlético de Madrid, ganha pelos merengues. "Toda a gente me pergunta pelo episódio na final de 2016, quando lhe mostrei a língua, enquanto ele rebolava no chão, a fingir. Fez isso duas vezes naquele jogo para tentar que eu expulsasse um jogador do Atlético. Outro árbitro poderia ter caído nessa, mas tinha feito o meu trabalho de casa e, apesar de não devermos fazer pré-julgamentos, sabia exatamente qual a mentalidade dele."
Clattenburg admitiu erros nessa final, decidida em penáltis após 1-1. "Vimos ao intervalo que o golo do Sergio Ramos tinha sido em fora de jogo. Era difícil, mas o assistente falhou", disse, voltando a Pepe, que derrubou Torres na área antes de Griezmann desperdiçar o penálti: "Disse-lhe: "O vosso primeiro golo não devia valer". Pepe parou e aceitou. Dois erros não fazem um e nós, árbitros, não pensamos assim, mas os jogadores sim."
12197796
As declarações do juiz inglês levaram o Atlético de Madrid a reagir com um "emoji" pensativo, publicando uma compilação de títulos com o que disse Clattenburg. Os colchoneros queixaram-se bastante da arbitragem dessa final.
Craig Bellamy, Roy Keane, Jens Lehmann e Obi Mikel eram os outros jogadores da lista negra do árbitro.