Decisão da Liga francesa passa por decretar o clube parisiense campeão
Corpo do artigo
O Paris Saint-Germain prepara-se para ser declarado campeão francês, depois da decisão de não retomar o futebol, anunciada pelo primeiro-ministro Edouard Philippe.
Esta é a informação avançada pelo diário L'Équipe, que refere que, da reunião desta quinta-feira da Liga Francesa (LFP), sairá a decisão de proclamar o clube da capital tricampeão.
Na base da mesma está a aplicação de um sistema de divisão de pontos pelos jogos disputados, uma vez que a 28.ª ronda da Ligue 1 não tinha ficado concluída. Como na tabela classificativa, também desse modo o PSG ocupa o primeiro lugar do campeonato, arrecadando assim o nono título de campeão gaulês da sua história.
12130776
Este foi o sistema considerado "mais justo" pela LFP, que deixa o Marselha de André Villas-Boas no segundo lugar e com acesso direto à Liga dos Campeões 2020/21. O Rennes, terceiro, disputará as eliminatórias de acesso à prova milionária.
A dúvida prende-se com o apuramento para a Liga Europa: pela tabela da Liga, Lille, Reims e Nice teriam direito a entrar na prova, mas a disputa das finais da Taça de França (PSG-Saint-Étienne) e da Taça da Liga (PSG-Lyon) ainda não estão descartadas.
No que toca a promoções e despromoções, Toulouse e Amiens deverão descer ao segundo escalão, com Lens e Lorient a subirem ao principal campeonato.